Bacalhau: delícia de sabor marcante para todas as ocasiões | Notícias de Fato

Bacalhau: delícia de sabor marcante para todas as ocasiões

Bacalhau em ninhos

Embora seu consumo esteja associado a datas como Páscoa e Natal, o saudável peixe é opção versátil para incrementar o cardápio a qualquer tempo

Já é tradição entre os brasileiros preparar uma boa bacalhoada para celebrar a Páscoa e, cada vez mais, também o Natal. Mas não é preciso esperar ansiosamente a chegada das datas comemorativas para apreciar o delicioso peixe de sabor marcante e característico. Disponível o ano todo, em variados cortes e tipos, o bacalhau é perfeito também como ingrediente de receitas práticas para uma refeição gostosa em todas as ocasiões. E o que é melhor, com inúmeros benefícios à saúde!

“Por ser um peixe de água salgada, o bacalhau é rico em ômega-3, que previne doenças do coração, e é ótima fonte de proteínas, além de conter cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, importantes para os ossos, dentes e músculos”, destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. “Também é indicado para quem quer manter a boa forma, pois é um alimento com baixo teor de gordura e que combina com diversas formas de preparo, especialmente assado ou cozido e desfiado para enriquecer uma salada, por exemplo”, diz.

 

Qualidade e procedência determinam escolha

bacalhau papelote

bacalhau papelote

Como recomendado para todos os tipos de peixes, é importante adquirir o bacalhau com garantia de procedência e em locais de reconhecida qualidade. A variedade do produto e o corte selecionado influenciam no resultado das receitas. Em todas as lojas do Oba Hortifruti é possível encontrar duas especialidades em postas, filés ou lascas que atendem a todos estes cuidados e possuem sabor sem igual, inclusive na versão já dessalgada, à gosto do freguês.

A primeira especialidade é o bacalhau Gadus Morhua, considerado o legítimo e mais nobre, normalmente de maior porte e pescado no Atlântico Norte. Suas postas são altas, largas e de coloração palha e uniforme. Depois de cozido se desfaz em lascas claras e tenras, ideal para receitas como risotos, bolinhos, molhos para massas e o que mais a imaginação inventar. Outra variedade oferecida é a Gadus Macrocephalus, proveniente das regiões mais frescas do Pacífico. Com paladar um pouco mais acentuado, é mais fibroso, sendo irresistível assado ou cozido.

Para quem busca praticidade, o Oba Hortifruti oferece ainda uma salada prontinha com este ingrediente especial. “Além de ser muito saborosa, a combinação de bacalhau desfiado, tomate, cebola, salsa, azeitona e azeite é rica em nutrientes e muito leve, ideal para uma refeição deliciosa e saudável sem nenhum trabalho”, indica Renata Guirau.

 

Como dessalgar da maneira correta

O preparo do bacalhau exige uma certa antecedência para que seja dessalgado corretamente. É recomendado lavar as postas em água corrente e em seguida deixar o peixe de molho, totalmente imerso, em água fria, com a pele virada para cima, mantendo a vasilha dentro da geladeira. A água deve ser trocada completamente a cada quatro horas, por período que varia de 24 horas (postas ou pedaços mais finos ou médios) a 48 horas (postas e pedaços mais grossos). Após este prazo o peixe está pronto para utilização.

Harmonização

Para acompanhar o bacalhau, o sommelier do Oba Hortifruti, Ricardo de Paula Custódio indica duas excelentes opções da adega. “O Titular Colheita Branco traz equilíbrio entre acidez e estrutura que combina muito bem com o peixe”, aponta o especialista. “Já o Fuego Negro Chardonnay possui aromas de frutado e cremosidade, podendo ser servido com grande diversidade de pratos a base de bacalhau”, completa.

Receitas

Bacalhau no papelote

Ingredientes:

4 postas de lombo de bacalhau (aproximadamente 150g cada)

1 cebola roxa fatiada

8 tomates tipo cereja cortados ao meio

4 batatas médias fatiadas

4 colheres (sopa) de azeitonas pretas fatiadas

4 colheres (sopa) de cenoura picada em cubos

4 buquês de brócolis

Azeite a gosto

Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Dessalgue o bacalhau. Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis) e cozinhe por cinco minutos. Separe quatro pedaços de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau com os demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com o tomate cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando vem para facilitar o cozimento. Coloque os papelotes em uma forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Bacalhau em ninhos

Ingredientes:

Macarrão tipo ninho

500g de bacalhau

Azeite a gosto

1 cebola pequena ralada

2 dentes de alho amassados

1 tomate maduro picado

3 colheres (sopa) de cheiro verde picado

3 colheres (sopa) de creme de leite

2 xícaras (chá) de passata de tomate

Sal a gosto

Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Dessalgue o bacalhau. Cozinhe o peixe até que seja possível desfiar. Espere esfriar e desfie bem. Monte os ninhos de macarrão em uma assadeira. Misture o bacalhau desfiado com o creme de leite e recheie cada ninho. Em uma panela, refogue o alho e a cebola. Acrescente a passata de tomate e uma xícara (chá) de água. Acerte o sal, acrescente o cheiro verde e desligue, com o molho bem diluído em água, sem apurar. Coloque o molho sobre os ninhos recheados com bacalhau, o suficiente para quase cobrir cada ninho, não use uma assadeira muito larga. Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve para cozinhar ao forno por aproximadamente 1 hora.

 

Leave a Reply

Powered by themekiller.com