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Aproveita o Carnaval com saúde

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mask-1155808_1280Especialista recomenda algumas medidas para aproveitar, da melhor forma, os dias de folia

Dias intensos de muita diversão, dança e altas temperaturas, necessitam de cuidados especiais para não acabar com a festa mais cedo do que o planejado. O ritmo acelerado dos foliões faz perder mais líquido através da transpiração, do que em situações normais. Se considerarmos o consumo de bebida alcóolica essa desidratação ainda é maior.

O nutricionista da Academia Acuas Fitness, André Santos, recomenda que para evitar o processo de desidratação é importante ter uma adequada ingestão de líquidos, principalmente água (cerca de 3 litros por dia), sucos naturais, água de coco e até mesmo bebidas isotônicas. “Para quem ingere álcool, o ideal é intercalar um copo ou garrafa de água a cada uma ou duas doses de bebida alcoólica”, detalha.

Aqueles que exageraram na bebida alcóolica e não querem ter os sintomas indesejados da ressaca, é importante se atentar a hidratação, fazer refeições periódicas, jamais cair na folia em jejum ou desidratado. Alimentos ricos em carboidratos, proteínas, boas gorduras e fibras minimizam bastante os sintomas. Porém, se mesmo assim, a ressaca surgir, o consumo de água e água de coco é necessária. “Alimentação rica em frutas e vegetais é importante para repor as vitaminas e minerais perdidos”, aconselha o nutricionista.

Com o objetivo de fornecer mais energia nos dias de folia, os carboidratos são uma excelente opção de alimentação. Portanto as frutas, raízes, como a batata e a mandioca, cereais como a aveia, o arroz e o milho são as melhores indicações pra alimentação adequada e rápida. “Frutas secas como a ameixa, o damasco, e uvas passa combinados com algumas castanhas são extremamente práticas e podem ser levados na bolsa, mochila”, recomenda. O ideal é não ficar longo período sem se alimentar e também não deixar de fazer as alimentações mais importantes, como o café da manhã, almoço e jantar.

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