De olho no rótulo: Substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias | Notícias de Fato

De olho no rótulo: Substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias

image187-e1437237673624

O consumidor deve ficar atento à composição dos produtos para evitar danos à pele

Uma das substâncias mais comuns no segmento de cosméticos são o parabenos, pelo fato de serem conservantes (possuem atividade antibacteriana e antifúgica) eles são eficazes em muitas fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Sua composição pode ser encontrada em shampoos, hidratantes, cremes para barbear, lubrificantes, maquiagens, lenços umedecidos, entre outros itens. E, ainda, são também utilizados como conservantes em alguns produtos alimentares.

O médico dermatologista, Luciano Morgado, explica que o consumidor deve ficar atento à embalagem do produto, observando sempre a sua composição. “Normalmente vem descrito como parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Quando não há, o rótulo informa que o produto é parabeno free”, salienta.

Entre os possíveis efeitos adversos da utilização dos produtos que contêm esta substância, está a possibilidade de ocorrer reações alérgicas. “Tal substância pode desencadear alergias, irritações e sensibilizações cutâneas. Um número maior de pessoas, ao utilizar estes produtos, pode apresentar dermatite de contato, caracterizada por áreas de vermelhidão e coceira na pele”, esclarece a dermatologista.

Em casos específicos, mediante a utilização em maiores concentrações de parabenos e com o uso prolongado, podem ser tóxicos para as células, favorecendo o envelhecimento, inibindo a formação de colágeno, além de estarem relacionados ao câncer de mama. “Ainda há pesquisas em andamento para comprovar com maior precisão a relação com o câncer de mama. Porém, de qualquer forma, é importante evitar produtos com essa composição”, completa o médico.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

 

Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

Leave a Reply

Powered by themekiller.com