Enucleação da Próstata

Técnica minimamente invasiva e sem corte remove a parte central da próstata liberando mais espaço para a passagem da urina. Uma técnica recente de cirurgia da próstata tem atraído os holofotes quando o assunto é o crescimento benigno da próstata, também conhecido como HPB: a Enucleação Endoscópica.

Nesta modalidade consegue-se, acessando a uretra, remover toda a região central da próstata que comprime a uretra levando a dificuldade para urinar. Esta técnica difere das demais cirurgias para HPB pela possibilidade de se retirar maior quantidade de tecido obstrutivo sendo indicada para pacientes com próstatas grandes ou para pacientes mais jovens que apresentariam ,no futuro, maior chance de ter novo crescimento da próstata e nova dificuldade para urinar.

O procedimento, que pode ser realizado através da utilização da tecnologia de plasma ou laser, consiste em descolar o tecido da próstata de sua cápsula. No mesmo momento que se descola o tecido prostático é feita a coagulação dos vasos resultando em um amplo espaço para a saída da urina com um mínimo de sangramento.

Dentre as vantagens da Enucleação pode-se ressaltar:

• melhora imediata do fluxo urinário
• menor tempo de internação e de sondagem
• baixos riscos de complicação
• eficaz para todos os tamanhos de próstata, em especial, para as próstatas grandes.
• possibilidade de encaminhar o tecido para exame patológico
• risco muito baixo de incontinência
• não causa impotência sexual (disfunção erétil).

No passado a enucleação somente era possível com a cirurgia aberta. Com este novo avanço consegue-se obter os excelentes resultados da cirurgia aberta com menor agressividade A enucleação, quando realizada pela técnica do plasma, também possibilita a realização da ressecção ou vaporização da próstata ou ainda alternar as técnicas durante o procedimento. As atuais formas de tratamento oferecem diferentes soluções para cada caso se adequando às necessidades de cada paciente de acordo com o tamanho da próstata, tipo de anatomia e sua condição clínica.

Com o envelhecimento populacional, o crescimento benigno da próstata vem afetando um número crescente de homens e o atraso no diagnóstico e tratamento pode resultar em problemas em outros órgãos, como a bexiga e rim. Técnicas mais eficazes e com menor agressividade tem sido fundamentais para o pronto e adequado tratamento desta condição contribuindo para desmistificar as cirurgias da próstata.

Marque sua consulta agora mesmo!

Clínica
Andros

SHLN 116 EDIFÍCIO PRIMO CROSARA,
BLOCO F, 3° ANDAR – Asa Norte, Brasília/DF
Telefone: (61) 3340-7191 (61) 3550-8907

Hospital
Santa Lúcia

SHLS 716 CENTRO CLÍNICO SANTA LÚCIA
BLOCO C, CLÍNICA 6 – Asa Sul, Brasília/DF
Telefone: (61) 3340-7191 (61) 3550-8907

DF Star
Rede D’or

SGAS 914, Conjunto H,
lote 64-A e 65-A – Asa Sul, Brasília/DF
Telefone: (61) 3251-3100

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt