Falta de hidratação durante os exercícios pode ser prejudicial à saúde | Notícias de Fato

Falta de hidratação durante os exercícios pode ser prejudicial à saúde

Hidratação durante os treinos evita ocorrência de cãibra, queda de desempenho e aumento da temperatura corporal

 Aliar água e atividade física é uma combinação perfeita, mesmo não sendo bem aceita por algumas pessoas. Durante os exercícios, há perca de líquidos através do suor e transpiração, portanto o consumo de líquidos (água ou sucos naturais) são favoráveis para a saúde. Quem deixa de consumir pode provocar alguns problemas como cãibra, queda de desempenho, aumento da temperatura corporal que se não controlado pode levar a risco de choque, estado de coma e até mesmo a morte.

O nutricionista e preparador físico André Santos, da Academia Acuas Fitness, aconselha os atletas a beberem pelo menos 1 litro de água, caso a pessoa não goste de ingerir líquido durante os exercícios, é aconselhável começar o treino bem hidratado. “A hidratação é fundamental para controlar a temperatura corporal, é capaz de prevenir cãibras, reduzir a perda de força durante os treinos, diminuir frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço. Ou seja, atletas desidratados chegam à fadiga mais rápido”, destaca André.

O especialista sugere alguns líquidos que podem ser favoráveis para os atletas na hora da hidratação. “Bebidas eletrolíticas (ou isotônicas) são recomendadas a atletas com perda hídrica acentuada, porém é importante fazer uma avaliação individual para saber a real necessidade de reposição”. São recomendadas também águas saborizadas com gengibre, hortelã, frutas, chás (sem efeito diurético), água de coco, bebidas eletrolíticas e até sucos.  “Use sempre garrafinha de água e deixe-a a vista. É a melhor maneira de controlar a quantidade de água ingerida”, finaliza o especialista.

Leave a Reply

Powered by themekiller.com