Livro Vegano sem frescura chega às livrarias | Notícias de Fato

Livro Vegano sem frescura chega às livrarias

unnamed (18)

Quando os amigos Matt Holloway e Michelle Davis estavam com quase 30 anos e resolveram criar, em agosto de 2012, um blog para compartilhar receitas veganas simples e gostosas, uma coisa os incomodava tanto quanto a péssima qualidade da comida industrializada e processada que a grande maioria das pessoas consome hoje em dia: a aura de afetação pretenciosa que parecia ser o ingrediente básico de muitos livros e blogs dedicados à alimentação saudável. Receitas com especiarias caras, ingredientes difíceis de serem encontrados, métodos demorados e utensílios demais e muito específicos, como um fatiador de abacate, por exemplo. Muita frescura e pouca praticidade, o que pode afastar muita gente da ideia de se alimentar melhor, além de se criar estereótipos e preconceitos nada saudáveis.

Nascia então o blog Thug Kitchen, com uma linguagem direta, escrachada, recheada de gírias, apresentando receitas para pessoas “reais”, que cozinham em cozinhas reais, e que não têm muito tempo a perder com o mimimi dos hippies de boutique. O livro Vegano sem frescuraComida de verdade em mais de 100 receitas, lançado agora no Brasil pela editora Alaúde, traz as principais receitas e dicas que fizeram o sucesso do blog.

O livro é prático e direto, voltado tanto a iniciantes, quanto aos já experientes. E já começa fornecendo uma lista de utensílios e ingredientes básicos para preparar qualquer uma das 100 receitas deliciosas para café da manhã, saladas, sanduíches, sopas, ensopados e sobremesas. Há também as seções “Dica Esperta” e “O Basicão”, entremeadas ao longo de todo o livro, que trazem técnicas essenciais e mostram novas possibilidades de explorar os ingredientes. Pratos como o Ravióli cremoso com molho marinara caseiro, a Lasanha de cogumelo e espinafre, o Fettuccine com creme de couve-flor e ervas frescas, além das receitas do universo “tex-mex” que é característica da culinária do blog comprovam que saúde, nutrição e sabor não são nada incompatíveis.

E a receita de mesclar bom-humor escrachado, pratos práticos e muita informação de qualidade, com base em pesquisas sobre saúde e nutrição, rendeu um bom caldo de sucesso. Para se ter uma ideia, na semana seguinte à publicação nos Estados Unidos, em outubro de 2014, o livro alcançou o cobiçado 1º lugar na lista do New York Times, e desde então figura entre os 10 mais vendidos na categoria Food & Diet há quase 2 anos seguidos. Entre os leitores da Amazon, 88% o classificaram entre 4 e 5 estrelas, é o primeiro lugar na categoria Vegan e está entre os Top 10 livros de gastronomia geral.

Antes mesmo de completar um ano de existência, o blog Thug Kitchen ganhou o prêmio de Best New Blog concedido pela renomada revista Saveur. Nas redes sociais conquistou centenas de milhares de fãs: mais de 710 mil seguidores no Facebook, mais de 63 mil seguidores no Twitter e mais de 188 mil seguidores no Instagram.

Sobre os autores

Matt Holloway e Michelle Davis estavam com quase 30 anos e trabalhavam, respectivamente, como assistente de produção e caixa de supermercado quando resolveram criar, em 2012, um blog para compartilhar receitas veganas simples e gostosas, descritas com bom humor e muito palavrão. A escolha da linguagem foi uma brincadeira, um jeito de os autores mostrarem que estavam cozinhando a comida do dia a dia no fogão de casa, e não ingredientes caros e refinados em uma cozinha lindamente decorada como se fosse página de revista.

Leave a Reply

Powered by themekiller.com