Mercado de tecnologia predial se mostra otimista | Notícias de Fato

Mercado de tecnologia predial se mostra otimista

unnamed (29)

Elevador em tela em alta definição e automação predial foram destaques nas feiras realizadas em julho no Anhembi, em São Paulo 

Alguns sinais de que a confiança dos empreendedores na economia brasileira começa a crescer e de que a fase mais aguda de pessimismo com os negócios pode ter ficado para trás puderam ser constatados na VI edição da Expoelevador e VI ExpoPredialTec, no Anhembi, em São Paulo. Quase cinco mil visitantes qualificados conferiram as inovações da indústria de elevadores e as novas tecnologias, um recorde de público.

“Crise, que crise? Não tivemos essa percepção negativa. A feira esteve lotada todos os dias. Constatamos que o evento ajudou os expositores a ampliar contatos, consolidar suas marcas e a criar relacionamentos para futuras transações comerciais”, afirma Edilberto Cardoso de Almeida, diretor da Cardoso de Almeida Eventos, organizadora das feiras. Segundo ele, as pesquisas indicam que os expositores ficaram felizes com os resultados alcançados.

Tanto que a empresa já planeja as próximas feiras, sempre com foco no mercado imobiliário, construção civil e de tecnologia predial. A ExpoElevador e a ExpoPrediaTec foram realizadas entre os dias 12 a 14 de julho.

Nova fábrica – A multinacional Wiitur, especializada em portas e componentes para elevadores, anunciou o início da produção de sua nova fábrica em Londrina, no Paraná. Com investimento de R$ 20 milhões, a unidade que acaba de ser inaugurada ocupa área de 24 mil metros quadrados na zona norte da cidade. A previsão da empresa é de que até final do ano Londrina conte com cerca de 120 colaboradores, alcançando inicialmente até 130 em 2017. A outra planta da multinacional na América Latina fica em Buenos Aires.

Patrocinadora da ExpoPredialTec, a Cobrecom apresentou na ExpoPredialTec o cabo de halogêneo SuperAtox: não propaga incêndio, não se incendeia, é atóxico, isento de gases tóxicos e corrosivos.  A empresa lançou, ainda, cabos fotovoltaicos Solarcom, produto para sistemas de energia limpa com proteção UV, coberto com cobre e estanho. A empresa também apoiou palestras do o Fórum Predial Tec. O consultor Hilton Moreno, diretor das Revistas Potência e da Instalação, abordou “A futura norma NBR sobre eficiência energética das instalações elétricas e a situação da revisão da NBR 5410”.

Em relação ao mercado, o gestor de marketing da Cobrecom, Paulo Delgado, ressaltou que o segmento ainda passa por um momento desafiador, de trabalho árduo e de se reinventar. Por isso, a empresa optou por prestigiar a ExpoPredialTec. “Plantamos sementes, fizemos um importante trabalho institucional”. Segundo ele, já é possível sentir uma pequena reação nos negócios, que ainda não se concretizaram em novas vendas, mas, em consultas, análises e orçamentos para projetos que pareciam engavetados.

Presença internacional – A Fundacion Exportar, da Argentina, trouxe ao Brasil uma delegação com 11 empresas especializadas na indústria de elevadores. Segundo a responsável pela promoção de exportações Romina Querzoti, o país participa de 180 feiras anuais nos mais diferentes países. No Brasil, segundo ela, a meta é estreitar relacionamentos e parcerias para atuar de forma conjunta. A mesma meta de atuar em parceria com empresas nacionais trouxe às feiras expositores da China, Itália, Espanha e países latino-americanos.

Botoeira touch para elevadores – A empresa nacional Infolev lançou na ExpoElevador 2016 botoeira  sensível ao toque, integrada a um sinalizador numa tela de alta definição. Os chamados podem ser registrados   com um simples toque da ponta dos dedos.

Display Infolev 

Além disso, o display no painel do elevador é capaz de reproduzir informações com textos e imagens em cores, em efeitos dinâmicos. A tela pode personalizar o elevador com a foto ou vídeo  exclusivos para  cada andar.    No caso de edifícios corporativos a tela pode exibir a logomarca da empresa quando o andar for acionado ou qualquer informação desejada sobre o edifício. A tela também informa data, hora, andares de destino, sentido do carro e pode ainda ser ligada a internet para que apresente em feed de noticias enquanto a pessoa viaja no elevador.

Movimento das mãos – Na ExpoPredialTec 2016 a empresa Munddo mostrou que o controle de funções importantes de uma casa como iluminação, refrigeração, aquecimento ou acionamento das persianas pode ser feito sem que o morador sequer precise tocar nos comandos. Basta movimentar as mãos com gestos em frente ao painel, parecido com um pequeno tablet.

Esse é apenas um dos itens da linha de produtos da empresa, batizada de Fibaro. São produtos e sistemas que permitem gerenciar o lar de qualquer lugar do mundo, por meio do smartphone ou tablet.  É possível controlar a iluminação, áudio, vídeo, ar-condicionado e segurança (alarme de incêndio, inundação, roubo e gás), além de monitorar o consumo de energia.

Internet das coisas – Também na ExpoPredialTec 2016 a empresa Neocontrol lançou o Minibox wi-fi, um sistema de automação de iluminação, cortinas e sensores de segurança, baseado na tecnologia da “internet das coisas”.

Do tamanho da palma da mão e parecido com uma concha, na verdade ele abriga uma central de automação sem fio que se conecta com o roteador da casa por wi-fi e utiliza a tecnologia MQTT (Message Queue Telemetry Transport) que conversa com o telefone celular ou outro dispositivo móvel.  Isso permite de forma rápida a sua interatividade com outros produtos da casa, acessar equipamentos de qualquer lugar do mundo e envio de notificações push para o morador do imóvel.

Leave a Reply

Powered by themekiller.com