Os melhores hotéis e destinos para descobrir a gastronomia da América Latina | Notícias de Fato

Os melhores hotéis e destinos para descobrir a gastronomia da América Latina

Foto: Sérgio Azevedo

Foto: Sérgio Azevedo

Fazer um tour gastronômico pela América Latina, que possui pratos com sabores tão ricos e diversos quanto a própria história do continente, é uma das melhores e mais deliciosas formas de conhecer os destinos da região. Não por acaso, os restaurantes do continente têm sido bem avaliados no ranking World’s 50 Best Restaurants – que lista anualmente os melhores restaurantes do mundo. Em 2016, oito restaurantes latino americanos entraram para o seleto grupo; sendo cinco na América do Sul.

 

“Vários destinos na América Latina estão cada vez mais interessantes do ponto de vista gastronômico e atraindo o interesse de viajantes experientes de várias partes do mundo, fazendo com que a culinária local também funcione como um impulsionador de viagens nestes lugares”, diz o empresário Roberto Bitelman, do SUL Hotels, sigla para Small and Unique Lodgings, selo de hotelaria especializado em curadoria de pequenos hotéis e destinos surpreendentes pela região, que ajuda o viajante a encontrar as melhores hospedagens e experiências do continente.

Atualmente o SUL Hotels possui 31 membros distribuídos entre cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Equador e Peru. Em comum, todos os hotéis escolhidos pelo selo têm preocupação com sustentabilidade; arquitetura e decoração alinhados com a cultura da região; localização única; serviços excelentes e uma boa gama de atividades que permitam ao hóspede fazer uma verdadeira imersão no destino escolhido para a viagem.

Através desse trabalho de curadoria dos melhores hotéis do continente o SUL Hotels se firmou como um referencial de segurança e qualidade para viajantes exigentes, sempre com foco na experiência. “Somos exploradores”, conta Bitelman. “Nossa missão é viajar pela América Latina descobrindo tesouros: pequenos hotéis que ficam em lugares que merecem ser experimentados”. A seleção, claro, inclui os melhores destinos e hotéis para conhecer a culinária da América Latina.

Começando pelo Nordeste do Brasil, o SUL Hotels destaca a gastronomia oferecida pelos hotéis Brisas do Espelho, Vila Barracuda, Fazenda São Francisco do Corumbau e Casa dos Arandis – todos na Bahia. Por lá o viajante encontrará a típica culinária brasileira com toques de sofisticação e uso abundante de ingredientes cultivados por agricultores locais. Em Minas Gerais a dica é ficar no Reserva do Ibitipoca, que tem um restaurante com cardápio assinado pelo chef Claude Troigois – responsável por elaborar releituras de clássicos da culinária mineira, como leitoa à pururuca e tutu de feijão. No Rio Grande do Sul, perto dos cânions gaúchos, vale experimentar o famoso churrasco fogo de chão do ecovillage Parador Casa da Montanha – que periodicamente também recebe festivais culinários com a presença de chefs locais.   Já na Amazônia, os hóspedes dos hotéis Anavilhanas Jungle Lodge e Villa Amazônia encontram um menu contemporâneo que valoriza ingredientes amazônicos como o caldo de tucupi, jambu, tucumã e cará.

Na Argentina, onde se nota ampla presença de pratos típicos das culinárias espanhola e italianas –  reflexo direto da colonização do país – o SUL Hotels recomenda hospedagem nos hotéis Home Buenos Aires e Eolo, localizado na região da Patagônia. No Chile, destino famoso pela produção vinícola, o SUL Hotels destaca a experiência gastronômica oferecida pelos restaurantes dos Tierra Hotels, que reúne propriedades na Patagônia, Atacama e na Ilha de Chiloé, além do Antumalal, em Pucón.  Os cardápios variam de acordo com a região escolhida para a viagem, mas podem incluir o curanto, uma espécie de cozido de mariscos e carne; empanadas chilenas e pastel de choclo.

Por fim, no Peru –  eleito por quatro anos consecutivos como melhor destino culinário do mundo pelo World Travel Awards – a dica é fazer um dos roteiros “lodge to lodge” do do Mountain Lodges of Peru, que oferece lodges confortáveis nos Vales de Lares e Salkantay, terminando em Machu Picchu; além do Hotel El Mercado, em Cusco, e no Hotel B, de Lima. Em cada um desses hotéis o viajante encontra restaurantes excelentes com releituras de clássicos da culinária peruana, como o ceviche, aji de galinha e antichucos, além de contar com a facilidade para explorar o entorno e descobrir novos lugares para comer.

Leave a Reply

Powered by themekiller.com