Você bebe água o suficiente? Aplicativo ajuda a lembrar da hidratação | Notícias de Fato

Você bebe água o suficiente? Aplicativo ajuda a lembrar da hidratação

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2481560-hermandadblanca_org_conoce-los-beneficios-de-beber-agua-en-ayunas-mejora-tu-salud-1476473756-650-da4bee508f-1477459842Como a maioria das pessoas não desgruda do celular, o app costuma ser a solução para quem não se hidrata de forma adequada

A água é essencial para a manutenção da vida. Sem ela, o ser humano não sobrevive muitos dias. Tanto que o líquido corresponde a 75% do peso na infância e mais da metade na idade adulta. Como qualquer alimento, a quantidade de água necessária por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles, estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. O fato é que é necessário beber água o suficiente para manter o corpo hidratado e, consequentemente, a saúde. E, para isso, há estratégias: desde ter sempre consigo no trabalho, na escola, no carro, na academia e em casa um squeeze com água para sempre se hidratar, até usar aplicativos para celular que ajudam a lembrar de beber água.

Os aplicativos tendem a ser a solução para quem já adotou o squeeze e, mesmo assim, não lembra de beber água. Há vários tipos da ferramenta, inclusive gratuita, e que costuma funcionar muito bem já que a maioria das pessoas não desgruda do celular o dia todo. É só escolher o aplicativo e a forma que quer ser avisado que está na hora de se hidratar – por sinal sonoro ou vibratório. Geralmente, o próprio aplicativo, com base em dados informados, como sexo, idade e hábito de vida, calcula a quantidade de água indicada para o usuário.

Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas, explica a nefrologista Maya Caetano, do Instituto de Nefrologia de Brasília (Ineb) com unidades em Águas Claras e Ceilândia. “A pessoa deve satisfazer a necessidade do organismo aos primeiros sinais de sede. A ingestão de água deve ser de forma fracionada, várias vezes ao longo do dia, de acordo com o que o corpo pede”, explica.

Os alimentos também fornecem água ao organismo, principalmente frutas e verduras. Alguns, como chá, suco e refrigerante, possuem grandes proporções de água. Porém, deve se observar o quanto de açúcar ou outros aditivos que fazem mal à saúde essas bebidas contêm. Por isso, o nefrologista frisa que o ideal é que a principal forma de hidratação seja a própria água. Por normalmente não sentir muita sede e, em consequência beber pouca água, a psicóloga Haline Queiroz, 32 anos, que utiliza um aplicativo, o Dieta e Emagrecer, que a lembra de que está na hora da hidratação.

“Comecei a usar o app há mais de um ano porque percebi que bebia pouca água. O aplicativo funciona muito bem para quem se dedica a seguir o que o que a ferramenta determina, ou seja, beber água toda vez que ele indica. Eu comecei fazendo certinho, mas devo confessar que atualmente me falta disciplina. Muitas vezes eu pulo o alerta de beber água. Mas senti sim diferença no meu organismo. Vou mais vezes ao banheiro e, quando bebo mais água, minha pele melhora”, relata.

A hidratação correta do corpo é um dos fatores essenciais para ter uma boa saúde e evitar doenças, principalmente as renais, lembra a nefrologista Isabela Novais, médica do Ineb e Coordenadora das Unidades de Transplante Renal do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). “Ficar desidratado pode prejudicar o funcionamento dos rins e de vários órgãos importantes ao ser humano. Alguns sinais de que há algo errado são a coloração da urina, mais escura e concentrada, fezes endurecidas e dificuldade na evacuação e até mesmo a textura da pele pode se alterar, ficando ressecada e menos elástica. Nos casos mais intensos de desidratação a pressão arterial cai e a frequência cárdica sobe”, ressalta.

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