Com expectativa do maior Carnaval de todos os tempos, Belo Horizonte se prepara para receber milhares de foliões de cidades do interior de Minas e até de outros estados. A expectativa é cerca de 300 mil turistas até dia 18 de fevereiro, parte de um total de 5 milhões de foliões em todos os dias de festa – este número inclui a movimentação da população local.
Segundo a Prefeitura de BH, a folia vai contar com uma programação extensa e descentralizada, com mais de 500 cortejos, recorde em comparação aos outros anos, co saída pelas nove regionais do município. O investindo é de R$ 35 milhões na folia (programação completa no Portal da PBH).
"Nós apresentamos a infraestrutura, mas quem faz o Carnaval é o povo. São os blocos de rua, os blocos caricatos, a Corte Momesca e os foliões. A prefeitura tem a obrigação de preparar a cidade: segurança, limpeza, transporte e saúde”, ressaltou o prefeito Fuad Noman.
O Carnaval de Belo Horizonte tem se tornado um importante produto que gera renda, oportunidades de emprego e negócios. Isso porque movimenta, principalmente, os segmentos de alimentação, transporte, comércio, hotelaria e hospedagem.
A projeção é que o evento contribua na geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, com a expectativa de movimentação financeira na cidade no período oficial da folia de R$ 1 bilhão, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Diversas ações e parcerias foram concluídas entre a PBH e entidades e empresas. Um exemplo é com o Waze e o Google Maps. Durante o Carnaval, todas as intervenções de trânsito para os desfiles dos blocos estarão disponíveis nos aplicativos de mobilidade, o que permitirá que eles tracem rotas alternativas, a fim de evitar e margear os locais da folia.
“O apoio dos usuários do Waze/Maps é imprescindível, pois qualifica as informações e orienta sobre a melhor forma de disponibilizá-las na plataforma. Esse apoio, em conjunto com o debate constante com os técnicos da BHtrans, que são responsáveis pela estrutura das interdições nas vias, possibilita que a informação que o motorista recebe no aplicativo seja a melhor e a mais precisa possível”, explicou o supervisor da Gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação da BHTrans, Marcelo Geraldo Batista.
Outra ação importante que acontece durante os dias de folia é a campanha “Carnaval é na Lata”. Ela serve como alerta sobre os riscos de consumo de bebidas em garrafas. O objetivo é incentivar que os comerciantes vendam apenas bebidas em lata nas regiões por onde vão passar os blocos.
Foram afixados nos estabelecimentos cartazes e informes sobre o que são atividades proibidas, como, por exemplo, a realização de eventos sem licença, a obstrução da calçada e a colocação de caixa de som no logradouro. Os comerciantes também serão conscientizados sobre outras normas de segurança, como, por exemplo, não servir alimentos com utilização de objetos pontiagudos, como espetos.
A PBH anunciou ainda que vai reativar o Zap Folia, canal de atendimento pelo WhatsApp da Ouvidoria do Município, para o Carnaval de 2024. O serviço automatizado vai ampliar o suporte aos foliões e estará disponível pelo número (31) 98661-2416, 24 horas por dia até dia 18 de fevereiro.
No Zap Folia, os foliões recebem orientações e sugestões sobre blocos de rua e escolas de samba, transporte público, trânsito, banheiros químicos, entre outros. Podem também podem registrar reclamações, elogios e denúncias de forma rápida e acessível.
No ano passado, a Ouvidoria da PBH registrou 278 manifestações, 113 foram reclamações, 142 pedidos de orientação, 13 sugestões e 10 elogios. Os assuntos mais abordados foram orientação e reclamação sobre blocos de rua, banheiro químico, trânsito e transporte público.
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