Todos sabemos o pretexto: Orson Welles e a icônica transmissão radiofônica de A guerra dos mundos em 1938. Tão bem feita que pareceu de verdade - como toda mentira bem contada. Ela, a caminhar de mãos dadas com a humanidade desde que o mundo é mundo: o engodo, a trapaça, a lorota. O oposto da verdade, nosso tema da vez. Eva comeu daquele certo fruto, naquele certo jardim e quando questionada por Ele, mentiu - nosso criador convenhamos, também não foi 100% honesto sobre tudo. E cá estamos, nesta confusão dos diabos.
Quantas mentiras você ouve por dia? E quantas você conta? Impossível saber. Talvez mentir seja uma capacidade tão intrisecamente humana quanto respirar; já nascemos sabendo de tão institivo que é. Mente-se para sobreviver, para seguir adiante. Mente-se para os outros e para si mesmo. Passamos a vida mentindo e atire a primeira pedra quem nunca, em algum momento, faltou com a verdade. Sem falso moralismo por aqui, eu também tenho meus (raros) momentos de Pinocchio, embora acredite que a verdade, mesmo a pior delas, sempre é preferível; claro, quando é possível optar por ela - e algumas vezes, não se pode.
São Paulo, nem preciso dizer, é repleta de mentiras. As meias-verdades sobre o trânsito, a poluição, o céu sempre cinza. A cidade que nunca dorme, cheia de oportunidades. Tudo mais ou menos verdadeiro, mais ou menos falso. As mentiras mais graves vindas justamente de quem é obrigado não só moral, mas legalmente, a dizer a verdade - aqueles certos indíviduos que dão expediente em certos palácios bancados pelos nossos impostos.
As mentiras por aqui não são piada, nem se limitam ao primeiro de abril, proliferam pelos outros 364 dias do ano, todo ano. Desde que o primeiro português prometeu mundos e fundos para os que cá estavam deste lado do Atlântico, cumpriu-se o pacto. Continuamos mentindo e neste ano eleitoral, aguardo ansioso pelas mentiras da vez, algumas de rir, outras de chorar - espero até hoje o meu kit gay e a minha mamadeira de piroc*. Infelizmente eles não chegaram e devem estar junto com as armas escondidas do Saddam Hussein.
Einstein mostrou que o tempo é relativo, hoje, aparentemente a verdade também é. Você está 100% certo sobre tudo o que vê e ouve? Por hora, deixemos de lado teorias da conspiração e suspeitas de estamos na Matrix. Comecei com mentiras, termino aqui com algumas verdades óbvias e por isso mesmo, necessárias de serem ditas: a terra é redonda e gira em torno do sol. Vacinas salvam vidas. A democracia (apesar de tudo) ainda é o melhor sistema e o conhecimento é o único caminho para se obter a liberdade. E no país do ET Bilu e da grávida de Taubaté, procuremos ser um pouco mais verdadeiros - quando for possível, claro.