O partido Agir definiu sua estratégia para as eleições de 2026 em Goiás com foco na formação de uma chapa proporcional competitiva e com forte representação do Entorno do Distrito Federal. A legenda trabalha com a expectativa de conquistar até três cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e aposta em nomes já conhecidos da região, entre eles o ex-prefeito de Planaltina de Goiás, Delegado Cristiomário, e a pré-candidata Joscilene do Mangão.
Levantamento do Instituto Directa mostra os dois nomes em posição de destaque no Entorno. Segundo a pesquisa, Joscilene aparece com 3,7% das intenções de voto, enquanto Cristiomário registra 2,9%. Considerando a margem de erro, a diferença entre os dois é reduzida, cenário que, nos bastidores, reforça a avaliação de que ambos figuram entre os nomes competitivos da legenda na região.
Com cerca de 800 mil eleitores distribuídos pelos 12 municípios do Entorno do Distrito Federal, a região é considerada estratégica para os planos eleitorais do Agir. A direção partidária aposta na distribuição regional das candidaturas e na força política já consolidada por algumas lideranças locais para ampliar a representação da legenda na Alego.
Delegado de Polícia Civil, professor universitário e ex-prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário tem intensificado a articulação política em cidades consideradas estratégicas, como Formosa, além de municípios do Entorno Sul e regiões do Centro-Oeste e Norte goiano. Formado em História pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Direito pelo UniCEUB, ele também atuou como docente na área jurídica e recebeu a Ordem do Mérito Anhanguera ao longo da carreira.
“Estamos trabalhando muito em Formosa, aqui em Planaltina e em todas as cidades da região. Também temos conseguido entrar no Entorno Sul e em outras áreas do estado. Aqui temos cerca de 70 mil eleitores, Formosa tem aproximadamente 80 mil. A união das duas cidades aumenta a chance de eleição”, afirmou o pré-candidato, que conta com o apoio da ex-deputada Delegada Fernanda, representante de Formosa. 
Cristiomário avalia que parte da sua base eleitoral foi construída durante os dois mandatos à frente da Prefeitura de Planaltina de Goiás. Entre os resultados que costuma destacar está o desempenho da educação municipal. Durante sua gestão, o município alcançou o primeiro lugar em alfabetização entre os 246 municípios goianos, segundo dados divulgados pela própria administração. O governo municipal também recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC), registrou índice superior a 90% de crianças alfabetizadas até os oito anos e implantou projetos como ensino bilíngue, expansão da rede de creches, construção de escolas e modernização do transporte escolar.
Além da educação, o ex-prefeito destaca investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e segurança pública como parte do legado administrativo apresentado aos eleitores. A expectativa da legenda é que o histórico de gestão e a presença regional consolidada fortaleçam a candidatura no período pré-eleitoral e ampliem sua competitividade na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás.
Sensação
Vento
Umidade
