Sexta, 24 de Janeiro de 2025 13:04
Cidades Marketing Digital

Acessibilidade Digital

Vamos incluir?

09/03/2023 20h54
Por: Andréa Souza
escrito no fundo preto acessibilidade digital - vamos incluir?
escrito no fundo preto acessibilidade digital - vamos incluir?

 

Quando falamos sobre inclusão e acessibilidade pensamos logo em rampas e barreiras físicas, certo? Mas incluir é muito mais que isso, principalmente nos dias de hoje. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2019, 3,4% da população do país tem muita dificuldade ou não consegue de modo algum enxergar, o que equivale a aproximadamente 7 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com dados de 2019, a Organização Mundial de Saúde informou que 2,2 bilhões de pessoas vivem com deficiência visual ou falta de visão. 

Vivemos uma época em que a experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, em que o consumidor e seus desejos estão no centro de tudo, mas uma grande parcela dessa população tem sido negligenciada - e aqui não estamos falando apenas do papel social que a sociedade tem para com todo esse grupo e sim do fator econômico, pois essas pessoas também consomem e estão à margem do consumo digital. O que a sua marca já fez pensando em atender esse público?

Infelizmente o mundo digital ainda não é acessível, mas cada um de nós pode fazer um pouco para torná-lo um lugar melhor com práticas bem simples, tais como:

  • Descrever uma imagem quando fizer seu upload para a rede, usando, sempre que possível, linguagem clara e objetiva (isso serve para gifts e álbuns também) e usar texto preferencialmente na ordem direta;
  • Usar as tags #pracegover #pratodosverem no início dos posts nas redes sociais;
  • Quando for descrever a imagem no final do post usar <Alt (não precisa usar #);
  • Caso vá usar outras # no post, colocar no final do texto no post, porém antes da descrição da imagem;
  • As regras acima também valem para vídeos e stories.

Essas pequenas atitudes vão ajudar as pessoas com deficiência visual a terem um acesso mais democrático à internet, pois para isso elas se utilizam de um software leitor de tela que converte texto em áudio, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo da Internet, então, se não tem nenhuma descrição na imagem que colocamos no nosso site, o leitor não consegue passar nenhuma informação a essas pessoas, que não conseguirão ter a menor ideia do que se passa na tela diante delas. Além disso, a ordem direta dos textos, sem erros de português, bem como sua clareza e coesão farão com que a fluidez de leitura oferecida pelo software faça sentido a quem a estiver ouvindo.

Ainda há muito o que se fazer, mas nada muda se não dermos o primeiro passo e podemos começar nas nossas próprias redes sociais.

E então, vamos incluir?

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Presença Digital na Prática
Sobre Presença Digital na Prática
A presença digital se refere ao espaço ocupado por uma marca no ambiente online. Assim como as ferramentas utilizadas para se aproximar do seu público.
Brasília, DF
Atualizado às 10h02
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
2.06 km/h Vento
83% Umidade do ar
76% (0.62mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Amanhã (26/01)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuva