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Alunos de Santa Maria apresentam demandas durante Câmara vai às Escolas

Na manhã desta sexta-feira (23), a CLDF visitou o Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A escola recebeu o programa de educação legislativa “C...

23/08/2024 18h46 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Agência CLDF
Foto: Agência CLDF

Na manhã desta sexta-feira (23), a CLDF visitou o Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A escola recebeu o programa de educação legislativa “Câmara vai às Escolas”, criado pela Escola do Legislativo do DF (Elegis). Em mais esta edição, os alunos apresentaram aos deputados demandas sobre educação, infraestrutura e direitos humanos.

A iniciativa, que faz parte do programa Conhecendo o Parlamento, acontece em três etapas, sendo a primeira uma palestra para aproximar os estudantes da Câmara. Logo após, é feita uma oficina, onde os jovens são orientados sobre o processo legislativo, escolhem temas de prioridade e escrevem um projeto de lei ou indicação de emenda em benefício da Região Administrativa. 

A apresentação desses projetos é feita numa terceira etapa, sediada na escola, onde um ou mais deputados apadrinham os alunos para tocar os projetos e atender as demandas.

Câmara próxima à comunidade

“Sou professor de história. Juntos, nós vimos muitas atrocidades que aconteceram durante a ditadura. Agora, com esse projeto, vemos a democracia, participando dela. Esse projeto é importante para mostrar para os deputados, a Câmara e o DF no geral, que nossa comunidade na Santa Maria é rica em diversos aspectos”, destacou o professor Renan de Freitas.

A comunidade escolar defendeu a importância do projeto para aproximar os alunos de todo o trabalho realizado pelo poder legislativo.

“A política tem que ir aonde o povo está. Nós vivemos política a todo momento, nós precisamos da política. Hoje vocês têm a honra de ter um pedaço da Câmara Legislativa aqui [na escola]”, defendeu o presidente da Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria, Claudinei Cabral.

 

Nesta edição, estiveram presentes a deputada Jaqueline Silva (MDB) e o deputado Gabriel Magno (PT) que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura. Os parlamentares ouviram as demandas e destacaram a importância da participação dos jovens no processo legislativo.

“Viemos para ver esses projetos tão importantes, que só precisam de uma oportunidade. Quando comparamos com as escolas privadas, a diferença não são os professores ou estudantes, é a condição de trabalho”, ressaltou o deputado Gabriel Magno.

 

A deputada Jaqueline Silva destacou que a participação dos alunos é um ponto indisponível para melhorar a escola e a região. “Eu quero parabenizar a direção, que cobra o trabalho parlamentar. A política quer nos distanciar, mas devemos participar. Essa participação deve ser pelo questionamento, reivindicando, mas, acima de tudo, se interessando em saber um pouco mais”, disse.

Educação inclusiva e “Pé de Meia” distrital

 

 

O primeiro projeto apresentado pediu uma educação mais inclusiva na escola, apontando que o ensino de libras deve ser ampliado, incluindo o tema na grade horária da escola. “A maior dificuldade dos alunos que precisam de libras é a falta de interpretação, alguém que entenda. Precisamos desse ensino na escola, trazendo mais interação entre os alunos”, apresentaram.

Um programa de incentivo financeiro aos alunos, semelhante ao “Pé de Meia”, do Executivo Federal, foi sugerido pelos estudantes. O programa nacional atende apenas pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, o que, de acordo com os jovens de Santa Maria, força os que precisam auxiliar em casa a escolher trabalho ao estudo.

“Pensamos em um programa distrital chamado “Bolsa Futuro”, incentivando alunos a manter seus estudos, além de poder escolher seus horários, já que as salas do matutino são superlotadas pois muitos trabalham à tarde”, defenderam as alunas responsáveis pelo projeto.

Além da apresentação de demandas, os alunos desenvolveram um curta-metragem que ilustrava os pedidos de forma bem-humorada, mas com um leve tom de crítica a falhas que acometem problemas à comunidade em que vivem.

 


“Criamos uma história onde nos mostramos como os super-herois americanos, mas sem a estrutura que falta na nossa cidade. Precisamos de mais incentivos para estudar e também mais inclusão na escola”, contou Artur Francisco, aluno do 3° do ensino médio que dirigiu o curta, produzido em uma semana.

Um grupo de alunos também se apresentou durante o evento, performando a música Mulamba, da banda de mesmo nome, obra listada nas leituras para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) de 2024.

O texto das propostas apresentas, a apresentação musical e a íntegra do curta exibido durante a programação, podem ser assistidos no YouTube da TV Câmara Distrital pelo link:

Vinícius Vicente - Estagiário da Agência CLDF

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