Quem imaginaria, há 30 anos, que as Barsas, tão caras e inacessíveis para tanta gente, seriam praticamente artigos de museu em tão pouco tempo? E que ir até as bibliotecas fazer um trabalho escolar seria literalmente, coisa do passado?
A geração Z já nasceu com acesso à internet e com todas as facilidades que vieram com seu avanço, como o Google e o Youtube, por exemplo. Uma criança, hoje em dia, mal aprende a falar e já sabe pedir para ver vídeos no Youtube, aliás, antes de falar ela entende que daquela tela sai o entretenimento de que ela tanto gosta.
Você sabia que em apenas um dia são feitas cerca de 8,5 bilhões de pesquisas apenas no Google?!? Não é à toa que ele é o maior buscador que temos!
É exatamente por esse motivo que as grandes empresas têm se posicionado lá há algum tempo, no entanto, essa não tem sido ainda a realidade dos pequenos negócios - ou por falta de conhecimento e do saber fazer ou por não acreditarem ainda no potencial da internet, de maneira geral.
Recentemente, a pandemia acabou “dando um empurrão” na entrada dessas pequenas empresas no universo online, pois ou elas se mostravam ou deixavam de existir.
Não temos como falar em presença digital sem falar em estar presente no Google. Ele é de longe o buscador mais importante de todos e seus números não mentem: o Google se tornou o site mais visitado do mundo, tendo sido acessado 89,3 bilhões de vezes em dezembro de 2021; em janeiro de 2022 o Google possuía aproximadamente 92% de participação do mercado; mais de um bilhão de perguntas foram feitas no Google Lens; 84% das pessoas usam o Google mais de 3 vezes por dia; 46% das pesquisas de produtos começam no Google, perdendo apenas para a Amazon (é nele que pesquisamos reputação da empresa, do produto, vemos as avaliações, encontramos reviews etc); 90% das pessoas costumam clicar no primeiro conjunto de resultados que encontram (primeira página sempre!); a pesquisa orgânica produziu 23% de todas as visitas ao site.
Portanto, não basta uma empresa existir fisicamente nos dias atuais, ela precisa estar no Google. Hoje não se precisa de endereço físico, precisamos de endereço eletrônico, precisamos de referência de pessoas que já compraram nossos produtos, que já usaram nossos serviços, precisamos de avaliação positiva dos clientes, de indicação para amigos e compartilhamento nas redes sociais. Precisamos estar na primeira página do Google, completos de estrelas e com excelentes feedbacks. E só assim passamos a existir.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 25°
Chuva