Um grupo seleto. Foram apenas 20 líderes criativos de todo o mundo e, com orgulho, quatro deles brasileiros, convidados a participar de um workshop de dois dias e meio sobre o "Most Important Brief" — um briefing colaborativo desenvolvido pela iniciativa global Earth Public Information Collaborative (Epic), que reúne líderes de criação para desenvolver campanhas de comunicação para impulsionar uma mudança cultural na perspectiva da sustentabilidade e da ação climática. O encontro aconteceu na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e depois, sediado pela agência de mídia parceira da Epic, a Horizon Media. A partir daí, uma campanha mundail está programada para veicular em 2025.
Entre os participantes presentes, tivemos publicitários de quatro agências: Africa Creative, Nation, Netza&CO e Wieden+Kennedy São Paulo. Angerson Vieira, Luciana Haguiara, Fábio Pacheco e Camila Rodrigues representaram-nas respectivamente. Pausa para enfatizar a equidade – tivemos dois homens e duas mulheres –, porque, não pasme, ainda é necessário um olhar de positividade quando a presença feminina no âmbito das lideranças em comunicação acontece.
Voltemos... O Epic é um organizador global de comunicações com a missão de aproveitar o poder da mídia, tecnologia, publicidade e do marketing para envolver o público com informações vitais, ciência e soluções por meio de campanhas personalizadas. Para isso, são utilizadas mídia e narrativa que inspirem ações na velocidade e escala necessárias para lidar com as crises da natureza e do clima.
A diretora executiva da New Zero World e Líder da Campanha Global na Epic, Natalia Veiga, disse: “o Epic foi criado para reunir um ecossistema dos melhores comunicadores, e conseguimos reunir algumas das melhores mentes criativas do mundo neste conselho criativo para trabalharmos, juntos, na maior questão cultural do nosso tempo. Isso nunca foi feito antes, e o trabalho que estamos vendo deste grupo é realmente inspirador”.
O briefing forneceu insights necessários para criar e lançar uma ação revolucionária e consciente para as pessoas e o planeta, no que a Epic chamou de "abordagem mundial" para as comunicações.
A campanha está programada para ser lançada em 2025 e é vista como uma oportunidade global única para reposicionar a questão das mudanças climáticas na mente do público, promovendo novas oportunidades de transformação.
Veja o que disseram os nossos criativos sobre o momento:
“Participar desse momento foi uma honra imensa. O 'Most Important Brief' representa uma oportunidade única para reimaginar como comunicamos a urgência das mudanças climáticas e mobilizar o mundo em torno de soluções inovadoras. Colaborar com mentes brilhantes e contribuir para uma campanha tão significativa quanto essa foi incrível” – Angerson Vieira, Co-CCO da Africa Creative.
"Uma honra gigante e uma responsabilidade muito maior. Foram dias intensos, ao lado de criativas, criativos extraordinários e cientistas, todos unidos pela causa mais urgente, que abrange todas as outras questões da humanidade." – Luciana Haguiara, fundadora e CCO da Nation.
“A ideia do projeto é unificar e traduzir narrativas científicas complexas em mensagens que realmente impactem as pessoas. As mudanças climáticas estão acontecendo, são percebidas e são necessárias atitudes imediatas para reverter a situação através de mensagens confiáveis, unificadas e relevantes ao redor do mundo. Com um mesmo discurso, verdadeiro e sem vieses empresariais e políticos, pretendemos alertar sobre riscos eminentes e direcionar como as pessoas devem agir." – Fabio Pacheco, diretor de Estratégia Criativa da Netza&CO.
"Foram dias de muito aprendizado, enriquecidos por diferentes pontos de vista e por um desafio gigante. É inspirador trabalhar ao lado de tantos talentos e poder usar a criatividade para enfrentar uma questão tão urgente quanto a crise climática." – Camila Rodrigues, diretora de Criação da Wieden+Kennedy São Paulo.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva