Neste último dia de São Paulo Fashion Week, trago a coluna com destaque para ações de uma marca patrocinadora, Ypê, e uma apoiadora, Revo. Com 29 anos, este evento é um exemplo de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade – São Paulo – e todo o nosso país. Propositalmente, não venho só falar de moda, apresentando uma marca de limpeza e uma de mobilidade, para tornar crível ao leitor que o evento cumpre esse papel articulador e provocador, transcendendo o universo óbvio da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas.
Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas – 45 mil são a expectativa total desta edição – e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países ao longo desse tempo de trajetória – eu mesma tive a alegria de participar do evento anos atrás, em credenciamento que me permitiu trazer conteúdos que somam a essa abrangência para além das fronteiras paulistanas. Mais que moda, é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam a ela.
Esta edição, SPFW+N58, destaca a memória como instrumento para o futuro das novas gerações da moda brasileira. 39 marcas apresentam suas coleções – Fernanda Yamamoto será a última, hoje à tarde. A edição retornou ao Parque do Ibirapuera com desfiles também no Iguatemi São Paulo e em lugares icônicos da cidade. O tema “As Joias da Rainha”, dá nome à exposição em homenagem à jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro. O próprio diretor criativo da SPFW, Paulo Borges, idealizou a exposição – ele começou a trabalhar com moda com Regina lá nos anos 80. “Aprendi muito vendo como ela pensava e criava. E é importante que todos conheçam o trabalho inovador de Regina”, disse.
O SPFW é uma realização IMM e Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa (InMode). Esta edição tem patrocínio master de: Mercado Livre, C6 Bank, Enel, Eudora, Truss e Iguatemi. Patrocinam também Ypê, Ambev, GWM, Sou de Algodão e Fini. São apoiadoras Revo, Rennova, Hunter Douglas, Stanley, Oh A Água, D&D, Canon e Berlan. Tem apoio educacional do Senac e o Hotel Pullman como hotel oficial.
Falemos da Ypê...
Tem parceria com o estilista Tom Martins e ação inédita, que permite ao público cocriar estampas ao sentir os perfumes dos amaciantes concentrados. “Mesmo a Ypê não estando na passarela fisicamente, ela trouxe um legado colorido para a gente”, comentou Tom.
A fabricante brasileira de produtos de limpeza trouxe para o SPFW+N58 proposta imersiva, que combina inteligência artificial, neurociência e fragrâncias. O stand da Ypê, criado em parceria com a agência DPZ, faz uso da sinestesia para expandir a conexão sensorial entre consumidores e produtos, reforçando a relação entre moda, arte e inovação. “Quisemos trazer para o público a imersão que o Tom Martins teve ao criar as estampas da edição passada. No stand, o consumidor pode fazer o mesmo processo, de colocar o sensor e observar as imagens se mexendo conforme sente a fragrância dos amaciantes concentrados, levando, de certa forma, a experiência do SPFW para casa”, destacou o diretor de marketing da Ypê, Cesar Nicolau.
Nomes conhecidos das artes marcaram presença no stand. “É minha primeira vez no SPFW. Foi incrível entender e participar da experiência de cocriar estampas a partir das reações cerebrais ao sentir os cheiros; e como se cria uma identidade visual para isso. Estou orgulhoso em também poder assistir ao desfile do Tom”, disse o ator Nicolas Prattes. Mariana Ximenes, Giselle Itié, Cris Vianna, Micael Borges e Cacau Protásio também ampliaram o impacto da ação para o público.
E agora a Revo...
O espaço da marca na semana de moda de São Paulo foi pensado para gerar conteúdos criativos nas redes sociais dos convidados. Para aproximar o visitante da experiência de voar com a empresa, que foi lançada em agosto do ano passado e é uma plataforma que oferece um serviço personalizado de mobilidade aérea, o estande da Revo no SPFW simula o interior de um helicóptero, com poltrona igual à da aeronave e janela com veiculação de imagens de paisagens urbanas e naturais que fazem parte dos trajetos aéreos oferecidos, como sobrevoos pela Avenida Faria Lima e praias do litoral norte em São Paulo.
“É uma imensa satisfação para a Revo participar do maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, além de ser um dos principais do mundo. Uma oportunidade para o público do SPFW conhecer de perto os benefícios e as comodidades que oferecemos com nosso serviço de primeira classe, público jovem e antenado, que segue as últimas tendências e procura por serviços personalizados”, considera a diretora de marketing da Revo, Patrícia Dib.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 28°
ChuvaMín. 17° Máx. 28°
Chuva