Por mais que já se fale tanto em dezembro, novembro ainda está aqui. E, junto com o mês, a campanha que faz refletir a respeito do câncer de próstata. O que você tem feito para cuidar da sua saúde, homem?
A coluna de hoje evidencia a campanha de Novembro Azul que a agência InPacto fez para o Ministério da Saúde, no Distrito Federal. Trago um papo exclusivo com o ator Gabriel Scórsin, um dos que integrou o casting dirigido por Zeca Sena e que representa uma parcela do público-alvo para o qual a mensagem do roteiro se destina. A seleção teve a assinatura da empresa de modelos e elenco 3M Casting, junto à produtora de elenco e cultural, Rafaella Ferrugem.
A campanha está sendo veiculada principalmente nos canais digitais do Ministério, entre YouTube e Instagram. O leitor pode assistir ao filme aqui.
Gabriel Scórsin é ator, cineasta, escritor e gamer. Ele dá voz e corpo ao homem de quase 32 anos no VT e conversou com o Meio de Propaganda para contar como foi compor esta campanha nacional, em captação no estúdio da Lara Produções. “Me senti muito honrado de participar de uma campanha tão bonita como essa. Recebi a ligação da agência informando que estavam interessados em meu perfil. Saí correndo de casa e fui lendo o texto no caminho do estúdio querendo honrar o personagem que iria interpretar. Toda a produção foi bem organizada e tranquila. Foi emocionante acompanhar o processo e refletir sobre a importância da campanha”, revelou ele, que é de Brasília.
Segundo dados do próprio Ministério, aqui no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. E o risco de morte por doenças crônicas é 50% maior, se comparado às mulheres. Fazer uma caminhada, ter uma alimentação saudável e realizar exames regularmente faz a diferença na vida do público masculino e pode evitar diversas doenças. O cuidado deve ser pelo próprio homem e também por quem ele ama, diz uma parte do texto da campanha.
Imerso no tema, Gabriel contou sobre a mensagem principal: “o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e também a causa de óbito de uma parte da população masculina. É uma realidade triste, ainda mais com o tabu entre os homens em relação aos exames para diagnosticar a doença”. “Essa campanha reflete a importância de deixar o tabu de lado e cuidar de sua saúde, não apenas por você, mas também por quem você ama, seus filhos, sua família, seus amigos. Eles também merecem a sua saúde”, conclui.
Toda a estratégia de comunicação se baseia na promoção, proteção e prevenção para saúde integral da população masculina. Assim, o mês de novembro se destaca, ainda, como mês de conscientização sobre cuidados abrangentes com a saúde dessa população.
Além disso, a Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde promove, ao longo de todo o ano, iniciativas para a qualificação de trabalhadores e gestores da saúde. São oferecidos espaços de debate e reflexões por webconferências, webpalestras, conferências, seminários, simpósios, palestras, cursos, lives, rodas de conversa. A ideia é levar a agenda da saúde do homem para ambientes onde estes homens estão e para locais onde discussões pertinentes acontecem, seja no âmbito interministerial ou intersetorial, mas especialmente com a sociedade civil e nos movimentos sociais.
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