Sabia que ficou cada vez mais fácil de ir às compras no Assaí e ser impactado por uma ativação de marca dentro da unidade? Pois bem, era março quando o atacadista estruturou a sua área de retail media, agora, anunciou estar buscando parceiros e acelerando a atuação neste segmento.
A meta da rede é criar um ecossistema colaborativo que ofereça formatos variados de anúncios, com foco em impulsionar a conversão e ampliar a relevância das marcas junto aos clientes.
Entre os novos formatos em estudo, destaca-se o retail media colaborativo, que envolve a troca de espaços publicitários, ou uma comercialização conjunta desses espaços, com varejistas de setores não concorrentes. Além disso, a estratégia inclui a atração de parceiros não endêmicos, ou seja, anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. Esses parceiros têm a oportunidade de alcançar o público que frequenta as lojas Assaí, o que facilita o contato com novos consumidores em um contexto fora do habitual.
Ao Meio, o gerente de marketing do Assaí, Jonatas Calábria, disse: “ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha”. “Nossa sólida base de CRM nos permite conhecer detalhadamente o perfil dos clientes e personalizar as ações. Com as parcerias, aprimoramos a experiência do público, atendendo a suas necessidades, e fortalecemos o relacionamento entre marcas em um ambiente de negócios benéfico para todos os envolvidos”, concluiu.
Experiências imersivas nas lojas
Atualmente, o Assaí conta com 18 lojas com projetos de retail media instalados, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Entre as ativações já realizadas, destaca-se a parceria com a PepsiCo, que o leitor vê na foto, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas, entregando uma experiência imersiva e diferenciada ao público ao mesmo tempo que reforça a marca no canal.
Ao longo deste ano de 2024, o Assaí também já implementou ações de retail media com marcas de higiene, beleza, limpeza e alimentos, utilizando formatos como painéis, totens interativos e estandes modulares que geram experiências diversificadas e aumentam a visibilidade das marcas.
Phygital como diferencial estratégico
Além das ativações físicas, o Assaí também investe em canais digitais, como o aplicativo Meu Assaí, redes sociais, site, e-mail marketing e WhatsApp. Essa estratégia phygital combina a experiência da loja física com a conveniência do digital, impactando o público por diversos canais.
Por se tratar de um atacarejo, aproximadamente 45% dos clientes do Assaí são jurídicos. Isso representa uma oportunidade adicional para anunciantes que desejam atingir esse público específico.
“A estratégia de retail media traz vantagens para todos: o público é impactado com ações imersivas e diferenciadas, melhorando a experiência de compra, enquanto os anunciantes destacam suas marcas, elevando as taxas de conversão e as vendas. Além disso, oferecemos um acompanhamento de performance detalhado em todas as etapas do funil e rápida mensuração dos resultados”, finaliza Jonatas Calábria.
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