Segunda, 20 de Janeiro de 2025 13:15
Brasil Coluna

Assaí acelera estratégia de retail media e busca parceiros para formatos físicos e phygital

A rede no formato atacarejo oferece oportunidades de ativação que acompanham o cliente do estacionamento até as seções internas.

08/12/2024 12h00
Por: Marianna Vieira
Túnel da Cheetos na esteira rolante de acesso à loja. (Foto: Divulgação)
Túnel da Cheetos na esteira rolante de acesso à loja. (Foto: Divulgação)

Sabia que ficou cada vez mais fácil de ir às compras no Assaí e ser impactado por uma ativação de marca dentro da unidade? Pois bem, era março quando o atacadista estruturou a sua área de retail media, agora, anunciou estar buscando parceiros e acelerando a atuação neste segmento.

A meta da rede é criar um ecossistema colaborativo que ofereça formatos variados de anúncios, com foco em impulsionar a conversão e ampliar a relevância das marcas junto aos clientes.

Entre os novos formatos em estudo, destaca-se o retail media colaborativo, que envolve a troca de espaços publicitários, ou uma comercialização conjunta desses espaços, com varejistas de setores não concorrentes. Além disso, a estratégia inclui a atração de parceiros não endêmicos, ou seja, anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. Esses parceiros têm a oportunidade de alcançar o público que frequenta as lojas Assaí, o que facilita o contato com novos consumidores em um contexto fora do habitual.

Ao Meio, o gerente de marketing do Assaí, Jonatas Calábria, disse: “ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha”. “Nossa sólida base de CRM nos permite conhecer detalhadamente o perfil dos clientes e personalizar as ações. Com as parcerias, aprimoramos a experiência do público, atendendo a suas necessidades, e fortalecemos o relacionamento entre marcas em um ambiente de negócios benéfico para todos os envolvidos”, concluiu.

 

Experiências imersivas nas lojas

Atualmente, o Assaí conta com 18 lojas com projetos de retail media instalados, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Entre as ativações já realizadas, destaca-se a parceria com a PepsiCo, que o leitor vê na foto, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas, entregando uma experiência imersiva e diferenciada ao público ao mesmo tempo que reforça a marca no canal.

Ao longo deste ano de 2024, o Assaí também já implementou ações de retail media com marcas de higiene, beleza, limpeza e alimentos, utilizando formatos como painéis, totens interativos e estandes modulares que geram experiências diversificadas e aumentam a visibilidade das marcas.

 

Phygital como diferencial estratégico

Além das ativações físicas, o Assaí também investe em canais digitais, como o aplicativo Meu Assaí, redes sociais, site, e-mail marketing e WhatsApp. Essa estratégia phygital combina a experiência da loja física com a conveniência do digital, impactando o público por diversos canais.

Por se tratar de um atacarejo, aproximadamente 45% dos clientes do Assaí são jurídicos. Isso representa uma oportunidade adicional para anunciantes que desejam atingir esse público específico.

“A estratégia de retail media traz vantagens para todos: o público é impactado com ações imersivas e diferenciadas, melhorando a experiência de compra, enquanto os anunciantes destacam suas marcas, elevando as taxas de conversão e as vendas. Além disso, oferecemos um acompanhamento de performance detalhado em todas as etapas do funil e rápida mensuração dos resultados”, finaliza Jonatas Calábria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Meio de Propaganda
Sobre Meio de Propaganda
O mercado em pauta há 14 anos no Meio de Propaganda (@meiodepropaganda). Marianna Vieira (@mariannavieiraa), jornalista responsável, é especialista em Assessoria e Publicidade. Escreva para a coluna: [email protected].
Brasília, DF
Atualizado às 12h02
26°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

27° Sensação
2.06 km/h Vento
61% Umidade do ar
80% (0.43mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 17° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (22/01)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuvas esparsas