Sexta, 24 de Janeiro de 2025 12:56
Política Investigação

Presidente da Câmara de Valparaíso, Alceu Gomes, é afastado

Medida cautelar é mais um desdobramento da Operação “Má Influência”, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás no dia 3 de dezembro

11/12/2024 14h13
Por: Redação
Foto: Karen Oliveira
Foto: Karen Oliveira

De acordo com reportagem do Jornal Opção, o vereador Alceu Nascimento Gomes Soares (PL), presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, foi afastado do cargo após decisão da 2ª Vara Criminal da comarca local. A medida cautelar atende a uma representação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que apura irregularidades nos processos licitatórios da Câmara entre 2020 e 2024.

De acordo com o MPGO, há indícios de direcionamento de licitações e favorecimento da empresa Proinova Serviço e Comércio Eirelli, configurando, em tese, crimes de frustração ao caráter competitivo e fraude na execução de contratos.

Encerramento súbito de sessões levantou suspeitas

Após a deflagração da operação “Má Influência”, que incluiu busca e apreensão de documentos, Alceu teria editado uma portaria finalizando antecipadamente as sessões legislativas de 2024. A medida, publicada em 5 de dezembro, contrariou o regimento interno e a Lei Orgânica Municipal, que determinam o encerramento do ano legislativo apenas em 15 de dezembro.

Além disso, o MPGO informou que, em 6 de dezembro, vereadores foram impedidos de realizar uma sessão legislativa devido ao desligamento da energia elétrica do prédio da Câmara, supostamente a mando de Alceu. Ainda no mesmo dia, documentos foram retirados da sede do Legislativo, possivelmente comprometendo a investigação em curso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.