Este ano, fui convidada para compor júri do Salão Arp 2024, quando pude conhecer a fundo a premiação do mercado gaúcho. Trago visibilidade, portanto, aos premiados. Foram cases inscritos em número recorde, segundo a Associação Riograndense de Propaganda, a Arp. O troféu Estrela do Salão Ar já é tradicional localmente e, neste 2024, foi entregue em 5 de dezembro, na Casa NTX, às empresas e profissionais de publicidade e propaganda que mais se destacaram no ano. O evento contou com a presença de mais de 700 pessoas.
Prêmio máximo da noite, a distinção de Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano foi entregue para o sócio-diretor do Grupo Imobi, Ricardo Silveira. Além disso, a HOC levou a estrela de Agência do Ano, assim como a Eletromidia, que foi a ganhadora do Veículo do Ano. Já o Banrisul foi escolhido a Marca do Ano.
Para o presidente da Arp, Fernando Silveira, um dos motivos para a ampliação da credibilidade da disputa está na avaliação de uma comissão julgadora formada por mais de 70 jurados de fora do Estado. “Além de contarmos com nomes expressivos do segmento em nível nacional, o fato de não haver proximidade entre quem avalia e quem produz traz uma transparência maior para as escolhas dos vencedores”, explica o dirigente. Neste ano, a instituição revisitou e reorganizou todas as categorias, reduzindo e até aumentando a escolha pelo júri técnico.
Ao todo, foram inscritos 411 trabalhos – um número 71% maior na comparação com o ano anterior -, e teve como tema “A Estrela do Rio Grande”. A intenção foi celebrar a força e a resiliência do povo gaúcho ao enfrentar uma das maiores tragédias climáticas da história do Estado em maio.
Nesse sentido, a disputa deste ano contou com duas novas categorias relacionadas às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio: o Bravos RS e o projeto Fênix. O Prêmio Bravos RS destacou as iniciativas concebidas e realizadas a partir das enchentes, com o objetivo de passar pela crise, ajudar, apoiar, doar e/ou viabilizar a reconstrução do RS. O vencedor foi o projeto Voltar a Sonhar.
Já o Projeto Fênix, uma iniciativa conduzida pela Arp junto a profissionais voluntários do mercado de comunicação, promoveu atividades como mentoria, individual e coletiva, e oficinas virtuais sobre negócios de sucesso, marketing, diagnóstico de marca, redes sociais e métricas, além de entrega criativa e de design para empresas atingidas pelas enchentes. O vencedor nessa categoria especial foi o trabalho desenvolvido para o Preto´s Bar.
A agência Sobe* foi um dos destaques da premiação, conquistando três prêmios em “Projetos de Agência”: Ouro em Performance & Dados com o case "Black Friday/Verão", desenvolvido para o cliente Mor, e duas Pratas: em Estratégia, com o case "30F53 - Para Sempre uma Estrela", para a Pioneer Sementes; e em Inovação, com o case de “Experiência do paciente”, projeto desenvolvido para o Hospital Santa Cruz.
"Essas conquistas refletem o trabalho de uma equipe comprometida em transformar ideias em resultados que fazem a diferença. Acreditamos no poder da criatividade alinhada à estratégia para potencializar o valor de cada projeto e impulsionar nossos clientes. Esses prêmios são um sinal de que estamos construindo um caminho sólido e significativo”, disse o diretor de Estratégia e Negócios da Sobe*, Camilo Moraes.
O Salão ARP é o maior evento do setor no estado e um dos mais prestigiados no Brasil. Em 2024, a premiação reforçou seu papel de vitrine para os talentos da publicidade gaúcha, celebrando campanhas que definem tendências e moldam o futuro do mercado.
Vamos conferir todos os vencedores? Lista abaixo!
Projeto de Agência – ESG
Ouro
Projeto: Camisa Embarrada
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Prata
Projeto: Seja um InfluenciaDoador
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Unimed Poa
Bronze
Projeto: Adoção Animais
Agência: Agência Matriz
Cliente: Governo do Estado do RS
Projeto de Agência - Performance e Dados
Ouro
Projeto: Performance Black Friday/Verão
Agência: Sobe* Comunicação e Negócios
Cliente: Mor
Prata
Projeto: Ton Growth
Agência: Eyxo
Cliente: Stone
Bronze
Projeto: Vestibular Atitus
Agência: Global
Cliente: Atitus Educação
Projeto de Agência - Marketing de Influência/PR
Ouro
Projeto: Diva do Carnaval Stone
Agência: Eyxo
Cliente: Stone
Prata
Projeto: Collab Saccaro + Rafaela Furlanetto
Agência: WT.AG
Cliente: Saccaro
Bronze
Projeto: Camisa Embarrada
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Projeto de Agência - Mídia
Ouro
Projeto: Adoção Animais
Agência: Agência Matriz
Cliente: Governo do Estado do RS
Prata
Projeto: Matrículas 2024
Agência: Agência Matriz
Cliente: Governo do Estado do RS
Bronze
Projeto: Verão perfeito é bem do seu jeito
Agência: Agência Matriz
Cliente: Zaffari
Projeto de Agência - Inovação
Ouro
Projeto: Viagem Segura
Agência: Escala
Cliente: Detran RS
Prata
Projeto: Experiência do Paciente
Agência: Sobe* Comunicação e Negócios
Cliente: Hospital Santa Cruz
Bronze
Projeto: (un)Summit
Agência: Eyxo
Cliente: Ecosys
Projeto de Agência - Estratégia
Ouro
Projeto: Camisa Embarrada
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Prata
Projeto: Para sempre uma estrela
Agência: Sobe* Comunicação e Negócios
Cliente: Pioneer Sementes
Bronze
Projeto: Indo Além do Planejado
Agência: Escala
Cliente: Todeschini
Projeto de Agência - Criatividade - Print
Ouro
Projeto: Expoagas 2024 | Superação é a nossa marca
Agência: Agência Matriz
Cliente: Agas
Prata
Projeto: Campanha Varejo
Agência: Global
Cliente: SulGás
Bronze
Projeto: Sesc – Festival de Música de Pelotas
Agência: Competence
Cliente: Sesc-RS
Projeto de Agência - Criatividade - Outdoor
Ouro
Projeto: Muro dos Pedidos
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Consórcio Muro da Mauá
Prata
Projeto: Gigantes da Praia
Agência: W3haus
Cliente: Tramontina
Bronze
Projeto: Beira-Hülse
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Projeto de Agência - Criatividade - Filme e Merchandising
Ouro
Projeto: Sempre Nova 2024 - Pra cada Brasileira, uma Ipanema
Agência: Eyxo
Cliente: Grendene
Prata
Projeto: Ter com quem contar – Histórias
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sicredi
Bronze
Projeto: Vamos Prosseguir
Agência: Moove
Cliente: Banrisul
Projeto de Agência - Criatividade - Design
Ouro
Projeto: Camisa Embarrada
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Prata
Projeto: Nova Marca
Agência: Agência Matriz
Cliente: Agência Matriz
Bronze
Projeto: Outubro Rosa 2024
Agência: Global
Cliente: Água da Pedra
Projeto de Agência - Criatividade - Campanha Integrada
Ouro
Projeto: Camisa Embarrada
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Sport Club Internacional
Prata
Projeto: Adoção Animais
Agência: Agência Matriz
Cliente: Governo do Estado do RS
Bronze
Projeto: Expointer 2024
Agência: Agência Matriz
Cliente: Governo do Estado do RS
Projeto de Agência - Criatividade - Áudio/Rádio
Ouro
Projeto: Soprano (e muito +)
Agência: Batuca
Cliente: Soprano
Prata
Projeto: Sempre Nova 2024 - Pra cada Brasileira, uma Ipanema
Agência: Eyxo
Cliente: Grendene
Prata
Projeto: Conta Digital Banrisul por Luísa Sonza
Agência: Escala
Cliente: Banrisul
Bronze
Projeto: Pajada Semana Farroupilha
Agência: Escala
Cliente: Lojas Colombo
Bronze
Projeto: Assinaturas Verão GZH 2024
Agência: Eyxo
Cliente: Grupo RBS
Projeto de Agência - Criatividade - Social/Streaming
Ouro
Projeto: Seja um InfluenciaDoador de Órgãos
Agência: HOC - House of Creativity
Cliente: Unimed Poa
Prata
Projeto: Leve no sabor. Leve na consciência.
Agência: e21
Cliente: Coop. Vinicola Garibaldi
Bronze
Projeto: Manifesto Matriz
Agência: Agência Matriz
Cliente: Agência Matriz
Bronze
Projeto: Dia da Lingerie
Agência: WT.AG
Cliente: Liz
Reconhecimento Arp: Michel Couto e Francisco Santos
Prêmio Lairson Kunzler: Jayme Sirotsky
Empresário(a) ou dirigente de comunicação do ano: Ricardo Silveira (Imobi)
Agência do ano: HOC
Empresa de tecnologia do ano: ImobiAds
Marca do ano: Banrisul
Veículo do ano: Eletromidia
Serviço de conteúdo digital: Pulso Creators
Produção de áudio: Clamp.Music
Produção eletrônica e/ou digital: Estúdio Aluisio
Produção digital e/ou animação: Pé Grande
Serviços especializados: Brazo Midia
Profissional de atendimento ou representante de veículo: Daniela Sulzbach (Imobi)
Profissional de marketing do ano: Vannice Ramos (Banrisul)
Young do ano: Rodrigo Oliveira (DZ Estúdio)
Estudante do ano (Arp Academy): Felipe Pyhus Julius (PUCRS)
Professor(a) do ano: Marcelo Aimi (ESPM)
Profissional de atendimento do ano: Graziela Kellermann (Escala)
Profissional de mídia do ano: Karla Barbosa (HOC)
Profissional de planejamento do ano: Juliana Luderitz (HOC)
Profissional de produção do ano: Monique Sabater (Matriz)
Redator(a) do ano: Cauã Teixeira (HOC)
Diretor(a) de arte o ano: Thomas Bauer (HOC)
Diretor(a) de criação do ano: Marlon Abrahão (HOC)
Projeto Fênix: Preto's Bar
Prêmio Bravos RS: Voltar a Sonhar
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas