Já pensou no que fazer ao ver um cooler cheio de cerveja rodando a cidade? Essa é a provocação da campanha de verão de Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, que reforça o conceito que vem sendo trabalhado desde o fim do ano: “A sede do brasileiro pede. Itaipava”. Criada pela agência WMcCann, a campanha dá continuidade à construção de uma narrativa colocada no ar em outubro passado, que eleva o status da marca.
"Nossa comunicação fortalece a conexão da Itaipava com os consumidores, trazendo uma abordagem leve e divertida, que combina perfeitamente com o espírito do verão. Nosso objetivo é mostrar que Itaipava está presente não apenas como uma cerveja de qualidade, mas com todos os atributos que o brasileiro deseja, é por isso que eles não perdem a oportunidade ao ver um cooler cheio rodando a cidade”, disse o gerente de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis, Diego Santelices.
A campanha une TV, digital e redes sociais e tem a presença (e a voz) da embaixadora da marca, a cantora Ivete Sangalo. No filme, que você vê aqui no YouTube, os consumidores correm atrás de um cooler cheio de Itaipava, reforçando que “a sede do brasileiro pede”.
Outro destaque da campanha são os easter eggs (elementos “escondidos” nos conteúdos) com o influenciador contratado Alvaro, que adicionam toques de humor e interação ao filme. Paralelamente, a marca amplia sua estratégia digital com o lançamento do editorial “Sede de Verão” nas redes sociais, explorando os momentos de descontração e leveza que simbolizam a estação.
“Já apresentamos a cara nova de Itaipava e, agora, conectamos sua qualidade aos momentos dos consumidores. Os easter eggs ajudam a criar uma narrativa divertida e aspiracional. Já a perseguição atrás do cooler reforça o conceito de que a sede do brasileiro pede Itaipava”, comentou a diretora de criação da WMcCann, Alessandra (Lelê) Pereira.
Nova identidade visual
Como adiantei acima, a Itaipava ganhou, em outubro, a nova embalagem com uma campanha já focada neste verão 2025. Para além, a nova identidade visual foi desenvolvida para celebrar os 30 anos da marca.
A embalagem e a comunicação destacam novos atributos, que são os ingredientes, a receita brasileira, a leveza que refresca. “Além disso, temos a reestilização da coroa, que agora é formada por três copos, simboliza um brinde, a reunião entre amigos, as celebrações... Algo que queremos tangibilizar cada vez mais no posicionamento da marca”, contou a head de Marketing e Estratégia do Grupo Petrópolis, Cristiane Chiarioni. “A identidade visual atualizada traz modernidade para a marca e uma maior aspiracionalidade, que se reflete não só nos novos ícones, mas também na nova composição de cores, onde o vermelho se torna mais predominante e proprietário, além do branco, que simboliza leveza e refrescância, mantendo ainda um toque refinado do dourado nos detalhes”, completa. Todo o processo de rebranding foi realizado em parceria com a Tátil Design e testado e validado por meio de pesquisas com consumidores, realizadas com o apoio da Troiano Branding e da Ipsos.
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