Neste mês de março, o streaming Sua Música lançou o projeto “Potência Delas”, que é inédito e voltado à promoção da representatividade feminina para gerar real impacto no setor. A iniciativa, que começou em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será um movimento contínuo da plataforma, reafirmando o compromisso da empresa com a equidade de gênero na música. O projeto envolve todas as áreas do Sua Música, incluindo mídia, produto e experiência, produção musical e audiovisual, formatos especiais, editoriais e estratégias de divulgação, resultando em um investimento de mais de R$500 mil, segundo o anunciado.
O objetivo é criar mais oportunidades para artistas femininas e ampliar a visibilidade delas no mercado. Os incentivos são para novas vozes, com condições especiais e bonificações para artistas mulheres, além de um duelo de vozes para revelar novos talentos femininos do Nordeste. Há também um espaço para dar destaque às artistas na plataforma, com formatos inéditos, rankings exclusivos e campanhas que ampliam o alcance e impacto dessas cantoras.
O Potência Delas conta com iniciativas editoriais, como a criação de playlists especiais e o desenvolvimento de capítulos especiais do podcast “Passagem de Som”, no qual talentos femininos compartilharão histórias, desafios e conquistas. Além disso, um dos momentos mais esperados será a gravação do especial “Forró Delas”, um DVD inédito a ser produzido no Sua Música Space, reunindo ícones do gênero para apresentações memoráveis.
O projeto surge a partir de uma análise profunda do mercado musical brasileiro, que ainda reflete uma disparidade de gênero significativa. Os rankings nacionais continuam majoritariamente dominados por artistas masculinos, e a presença feminina em lineups de festivais e grandes eventos permanece reduzida, representando apenas 35% das atrações.
A desigualdade se estende para outras áreas da indústria: apenas 10% do Top 50 do Spotify Brasil é composto por mulheres (dados de fevereiro de 2025), e somente 6% dos autores com maior rendimento da indústria musical brasileira são do gênero feminino, segundo estudo do Ecad. Até mesmo nos maiores eventos da região, Carnaval e São João, a presença feminina é ainda mais escassa: apenas 2% da receita total gerada por artistas mulheres provém dessas grandes festas populares, também de acordo com o ECAD.
Para a sócia e diretora comercial do Sua Música, Marcela d'Arrochella, a criação do Potência Delas é uma resposta à necessidade urgente de mudança estrutural. "No Sua Música, valorizamos as mulheres acima de tudo. Reconhecemos e celebramos sua importância e contribuição, e queremos atuar ativamente para abrir caminhos em uma indústria que ainda tem barreiras para elas. Sentimos que há avanços, mas a mudança acontece de forma lenta. Em algumas áreas, a presença de mulheres ainda é mínima, e precisamos reverter esse cenário. Queremos ser agentes dessa transformação e dar o impulso necessário para que mais artistas femininas tenham seu espaço garantido”, disse.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuvas esparsas