Domingo, 22 de Junho de 2025 21:37
Brasil Coluna

Tem nova websérie no ar para assistir – e é da Adobe Brasil com artistas nacionais

“Arte que Ginga” conta histórias com o compromisso com a criatividade e identidade cultural do nosso país.

01/04/2025 09h00
Por: Marianna Vieira
Foto: Vinicius Baccata
Foto: Vinicius Baccata

A Adobe Brasil, em parceria com a Sioux, lançou, na semana passada, a websérie “Arte que Ginga”, e eu achei o máximo essa ideia. A produção mergulha no universo de artistas brasileiros das mais diversas áreas – fotografia, audiovisual, design, ilustração e produção musical – para entender como cultura, tecnologia e originalidade se entrelaçam em seus processos criativos. 

A websérie, que é inédita, foi idealizada pela Adobe e desenvolvida pela agência especializada em marketing, tecnologia e design. A cada episódio, um novo artista vai compartilhar sua trajetória, suas influências e os caminhos que percorre para transformar ideias em obras autênticas. A exibição é no canal do YouTube da Adobe Brasil e já têm alguns episódios lá – a estreia foi com ninguém menos que Aline Bispo, multiartista e ilustradora da obra "Torto Arado", no episódio “A potência da ilustração brasileira”.

"O projeto mescla tudo o que carregamos na essência da Adobe e o que priorizamos fortalecer localmente: arte, conexão, diversidade, tecnologia e brasilidade. A websérie, sem dúvidas, será mais um projeto de sucesso do nosso canal", celebra o gerente sênior de marketing de produtos na Adobe, Vitor Gomes.

Com produção audiovisual da Areia Filmes, a websérie tem depoimentos de artistas de grande renome como Nave Beatz (produtor musical e vencedor do Grammy Latino), Mayara Ferrão (artista visual que incorpora narrativas afro-brasileiras e inteligência artificial na arte), Maíra Erlich (fotógrafa documental, Exploradora da National Geographic), Nay Jinknss (fotógrafa e ativista LGBTQIAP+, vencedora do Prêmio PIPA e FLIP), Aline Bispo (multiartista e ilustradora de "Torto Arado") e Fernando Nogari (diretor de filmes e de clipes para grandes artistas da música pop, premiado internacionalmente).

A websérie serve para reforçar o compromisso da marca com a culturalização no Brasil, destaca referências locais e evidencia a riqueza da cultura e da criatividade nacional. Ao dar visibilidade a artistas que traduzem a identidade brasileira em suas obras, a iniciativa busca não apenas inspirar novas gerações, mas também consolidar a Adobe como uma aliada na valorização e no fortalecimento da expressão artística no país, conectando tecnologia e cultura de forma autêntica.

"Arte Que Ginga" inspira profissionais e demonstra como tecnologia e cultura podem se complementar na arte contemporânea no mercado criativo. A websérie alinha storytelling, narrativa visual, direção criativa, estratégia de conteúdo e abordagem narrativa, garantindo que cada episódio ofereça uma experiência autêntica e inspiradora para o público. Além disso, o projeto traz o papel da Sioux como uma agência consultiva inovadora e capaz de criar narrativas visuais e estratégias de conteúdo que ampliam o impacto da criatividade brasileira. 

O CEO da Sioux, Philippe Capouillez, disse: “nosso compromisso, desde 2020, é com a culturalização da marca Adobe no Brasil. Esse processo passa pelo site, aplicativos e, obviamente, a comunicação também. Entretanto, nos últimos dois anos essa história ganhou um novo capítulo quando passamos a trazer os criadores para fazer parte desse momento da marca no nosso país. Não tem ninguém que pode falar melhor da arte brasileira do que quem faz ela. A Adobe é parte dessa estrutura e também tem como missão exaltar esse momento tão relevante da arte brasileira”.

Para a gerente de marketing da multinacional, Vivian Kuppermann, o projeto aproxima ainda mais a marca das comunidades criativas do Brasil. “Em 2025, temos o foco de fortalecer e enaltecer a criatividade local. Estrear esse movimento com um projeto do nível da ‘Arte que Ginga’, que dá voz a artistas de diferentes perfis e lugares do país, nos deixa extremamente felizes e empolgados para o que está por vir”, contou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Meio de Propaganda
Sobre Meio de Propaganda
O mercado em pauta há 14 anos no Meio de Propaganda (@meiodepropaganda). Marianna Vieira (@mariannavieiraa), jornalista responsável, é especialista em Assessoria e Publicidade. Escreva para a coluna: [email protected].
Brasília, DF
Atualizado às 20h02
18°
Chuvas esparsas

Mín. 16° Máx. 27°

18° Sensação
0.8 km/h Vento
76% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (24/06)

Mín. 17° Máx. 25°

Parcialmente nublado