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Cultura Coluna

“Um Filme Minecraf” no cinema e a oportunidade de marketing para Mc Donald’s, Open English e Oreo

Veja detalhes das ações de cada marca, na parceria com a Warner Bros. Studios e o Minecraf.

09/04/2025 14h56
Por: Marianna Vieira
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já são anos que fãs têm se mostrado apaixonados pelo Minecraf. E pelo McDonald’s no jogo então? De construírem réplicas pixeladas dos Arcos Dourados e dos itens do cardápio do restaurante a colocarem bloco sobre bloco até formarem lojas completas. Agora, inspirada nisso e no lançamento global de “Um Filme Minecraft” nos cinemas, a marca traz esse universo em combos adulto e infantil em 100 países. E é aí que entra a Open English com o Inglês, língua que é uma habilidade essencial para o mundo real. Durante estes meses de abril e maio, essa outra collab, da plataforma de ensino com a Warner Bros. Pictures, vai levar a história do longa para as atividades da Open English Junior, com crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. E quanto ao Oreo? Ah! Ele simplesmente aparece no filme e ganhou uma versão quadrada.

O longa inspirado no jogo é estrelado por Jack Black e Jason Momoa. Quatro pessoas da cidade são inesperadamente transportadas para um outro mundo, feito de blocos, onde impera a criatividade. Lá, os aventureiros precisam redescobrir suas habilidades, essenciais para sobreviver no Mundo Superior e também prosperar na vida real.

Eu já assisti ao filme – fui logo no primeiro fim de semana ao Centerplex que fica no Mag Shopping e presenciei salas lotadas por todos os públicos, das crianças aos adultos. Tanto me impactou que falarei da oportunidade grandiosa de marketing que as marcas não deixaram passar.

 

Miniaturas, recompensas exclusivas no Minecraft e brinquedos do McLanche Feliz

Os fãs vão “entrar no portal” do McDonald’s com os combos. E mais! Aqui no Brasil, a loja Méqui 1000, em São Paulo, ganhou uma fachada cheia de elementos do jogo. Quem passar pela Avenida Paulista vai poder tirar fotos na frente e nos espaços instagramáveis de dentro. Queria!

O Combo adulto traz uma das 6 miniaturas inspiradas pelos personagens e produtos icônicos do McDonald’s, assim como tesouros populares de Minecraft. Falo do Big Mac Crystal, da Birdie com Asas, do Capacete de Fritas, do Ovo de Grimace, da Poção ou do Papa-Burguer Zumbi. Cada miniatura acompanha um card correspondente e um código para os fãs escanearem e desbloquearem uma skin no Minecraft Marketplace. Os personagens estão disponíveis exclusivamente via Peça e Retire e McDelivery, acompanhados de uma McOferta Média de Big Mac, com McFritas média e bebida de 500ml.

No McLanche Feliz, cada pedido acompanha um dos 12 brinquedos inspirados pelo filme, sendo 6 figuras com funcionalidades de movimento e 6 Block Worlds, que inclui uma minifigura e uma folha de autoadesivos. Falo da Ovelha Rosa, da Abelha, do Esqueleto, do Creeper, do Evocador e do Dennis; e do Bloco de Ouro & Dawn, do Bloco de Grama & Lhama, do Bloco de Redstone & Creeper, do Bloco de Diamante & Steve, do Bloco de Lã & Ovelha Rosa e do Bloco de Pedra & Garrett.

Para ver o VT do Méqui com o Minecraft, clique aqui.  

 

Aprendizado do Inglês lúdico e divertido com imagens e personagens

A Open English é uma das principais plataformas de aprendizado de Inglês nos mercados latino-americano e hispano dos Estados Unidos e fechou parceria antecipada com a Warner para esta campanha. Até maio, a história do filme estará nas atividades da Open English Junior, que é a plataforma de ensino para idades de 8 a 14 anos. A ideia é que a presença dos personagens de “Um Filme Minecraft” deixe a dinâmica das aulas ainda mais divertida.

Para divulgar a parceria com a Warner Bros. Pictures, o time de marketing da marca elaborou a campanha “Crie um mundo de possibilidades para o seu filho” (Craft your world). A estratégia envolveu ativações na pré-estreia do filme e mídia digital em diversas plataformas, como TikTok, Meta e X, divulgação em TV Conectada, YouTube – assista aqui  – e todos os canais do Google, tanto no Brasil quanto em países da América Latina. Também fazem parte da campanha ações com influenciadores e exibição de comercial em TV a cabo.

 

Biscoito Oreo quadrado e no filme

O famoso biscoito da Mondelez, também está promovendo e sendo promovido no filme Minecraft – isso porque ele aparece sendo consumido pelo personagem do Momoa em uma cena. Como outra parte desta parceria, uma edição limitada tem o formato de biscoito alterado. O que quer dizer? Que, no pacote, o produto é quadrado. A ação foi criada pela Saatchi & Saatchi Düsseldorf, agência de publicidade alemã, e reflete a parceria entre as marcas.

Como no mundo de Minecraft não existe nada redondo, o biscoito Oreo é transformado em quadrado. Além disso, os fãs do jogo podem participar de uma experiência com realidade aumentada e explorar o jogo para achar objetos escondidos. Intitulado “Enter a World of Play” (“Entre em um Mundo de Brincadeira”, na tradução literal), a ativação também dará aos consumidores prêmios, incluindo uma visita aos estúdios da Warner ou uma viagem para Los Angeles.

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