Luziânia mantém viva uma de suas mais tradicionais manifestações religiosas: A encenação da Via Sacra — um espetáculo que representa a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Realizada desde 1993, a apresentação reúne centenas de voluntários e emociona fieis e visitantes com sua força simbólica e espiritual.
O evento, que teve início com um grupo de devotos da Igreja Santa Rita de Cássia, se consolidou como um marco cultural e turístico do município goiano. Segundo o coordenador-geral da encenação, Lusmar Sardinha, a Via Sacra envolve participantes de diversos setores da sociedade e já ultrapassou as fronteiras locais. “Somos o maior evento religioso, cultural e turístico da cidade”, afirma Sardinha, que utiliza a transmissão virtual do evento para atingir fieis de todo os cantos do mundo.
Além da importância espiritual, a Via Sacra também é reconhecida como um patrimônio cultural da cidade. O prefeito Diego Sorgatto (UB) destacou o empenho da gestão municipal na realização do evento. “Luziânia carrega uma forte tradição católica. Essa celebração tem um significado profundo, não apenas para os fiéis, mas para toda a comunidade. São 32 anos de fé e devoção que atraem espectadores de todo o Entorno e reforçam nossos valores”, declarou.
A encenação da Via Sacra segue como um dos principais momentos do calendário religioso da cidade, reforçando a identidade cultural de Luziânia e mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Neste ano, será realizada, no centro de Luziânia, no Distrito do Jardim Ingá e no Mingone II.
Confira a programação:
Luziânia - 32ª Via Sacra Viva, às 20h no Morro da Crucificação (ao lado do Estádio Serra do Lago).
Distrito do Jardim Ingá:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 16h
Paróquia Imaculada Conceição, às 15h, no Mingone II.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuvas esparsas