Segunda, 20 de Janeiro de 2025 13:08
Cidades ACENDE A LUZ

Lula inaugura interligação de cidades amazonenses e paraense ao Linhão de Tucuruí

Objetivo é baratear o custo da energia elétrica para a população dos estados do Norte do país

04/08/2023 16h16
Por: Patricia Oliveira
Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade amazonense dependia de uma usina termelétrica movida a diesel. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade amazonense dependia de uma usina termelétrica movida a diesel. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta sexta-feira, 4, a interligação de Parintins e Itacoatiara, no estado do Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecido como Linhão de Tucuruí. Estudos para o projeto começaram no ano de 2006 e, após atrasos, a efetiva interligação foi licitada no Leilão de Transmissão em 2018, com investimento de R$ 1,76 bilhão. As linhas têm um total de 480 quilômetros de extensão, partindo de Oriximiná (PA), que também interliga o município de Juruti.

O projeto de interligação contou com a construção de torres com mais de 250 metros de altura, incluindo a implantação em trechos alagados, o que exigiu fundações especiais e planejamento dos períodos de cheia e vazante do rio. São 3,8 quilômetros de travessia do Rio Amazonas e 4,5 quilômetros de travessia de canais em Parintins.

Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade dependia de uma usina termelétrica movida a diesel, que consumia cerca de 45 milhões de litros desse combustível anualmente. Além dos impactos ambientais, a geração de energia por meio dessa matriz causava problemas como poluição sonora e lançamento de fuligem no ar. 

Linhão Manaus-Boa Vista - Na ocasião, Lula assinou a ordem de serviço para as obras do Linhão Manaus-Boa Vista, que também interligará Roraima ao SIN. Serão investidos R$ 2,6 bilhões nas obras, com previsão de serem concluídas em setembro de 2025. Roraima é o único estado isolado do sistema nacional. Os moradores de Boa Vista e cidades próximas dependem de usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

Sobre o Linhão de Tucuruí - Em 2008, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí teve a 2ª etapa da obra concluída, elevando a capacidade para 8.370 MW, constituindo-se a 4ª usina hidrelétrica do mundo e a maior totalmente brasileira. Para baratear o custo da energia elétrica e possibilitar o acesso à internet banda larga aos estados do Amazonas e do Amapá, e à região oeste do Pará, foi elaborado o Linhão de Tucuruí (sendo este município paraense, hoje, administrado pelo prefeito Alexandre Siqueira, do MDB). A obra do linhão fez parte do Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal.

*Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte. É a mais antiga localidade ainda existente no sudeste do Pará (região do Carajás), sendo fundada como colônia militar portuguesa em 1779.
Brasília, DF
Atualizado às 12h02
26°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

27° Sensação
2.06 km/h Vento
61% Umidade do ar
80% (0.43mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 17° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (22/01)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuvas esparsas