Lilo & Stitch chegou ao Brasil nas telas dos cinemas. O live-action da Disney estreou nas principais redes nacionais, como a Centerplex, por exemplo. A nova adaptação traz uma releitura do clássico animado e mistura humor, ternura e lições sobre amizade e pertencimento. A história acompanha Lilo, uma garota havaiana que ensina ao alienígena Stitch o verdadeiro significado de "'ohana" – família. Mas é chegada a hora de comentar sobre o resultado de quando o universo da Lilo e do Stich encontra o universo das marcas.
Antes, importante saber: o conceito de "universo de marca" não está diretamente associado a um único autor, mas é uma compreensão que se desenvolveu ao longo do tempo nos campos do marketing e do branding. Ele engloba a visão total da marca, desde a sua identidade visual até as suas mensagens e experiências que os consumidores vivenciam.
Pensando nisso, trago dois cases atuais de como marcas brasileiras apresentaram os personagens do filme nas possibilidades dos seus universos.
A Candide e os Funko Pops
Creio que falar da Candide é inédito aqui no Meio de Propaganda. Estreia! Bem, a marca anunciou uma linha exclusiva de Funko Pops colecionáveis, limitados e numerados no Brasil de Lilo & Stitch. Segundo a assessoria deles, esse já é um projeto que acompanha grandes lançamentos do calendário do entretenimento.
Caso o leitor ainda não conheça, os Funko Pops são bonecos de vinil da empresa Funko, que representam personagens de filmes, séries, jogos, animes e outros elementos da cultura pop. Geralmente têm corpinho e cabeça maior, estética bem característica e adorável para os colecionadores.
O diretor de marketing da Candide, Bruno Verea, contou mais sobre: "estamos muito orgulhosos da parceria com a Funko. O Brasil é o único país da América do Sul a receber essa linha inédita do Stitch e, como distribuidores oficiais da Funko no país, temos o privilégio de oferecer aos fãs brasileiros a oportunidade de adquirir itens raros e desejados”.
Com apenas 9.500 unidades espalhadas pelo mundo, os Funkos do universo de Lilo & Stitch são considerados joias para colecionadores. Todos vêm com o selo de “Edição Limitada”, que garante autenticidade e tiragem restrita.
Inicialmente, dois modelos começaram a ser vendidos de forma exclusiva: o Stitch com Melancia está disponível na Amazon e o Stitch com Fones de Ouvido está sendo vendido na Ri Happy. Cada modelo tem apenas 216 unidades no Brasil. Uma outra linha tem o Stitch Turista, com chapéu e câmera, o Luau Stitch, disponível nas versões tradicional e flocked (aveludada), o Stitch com Boia e o Stitch Sorrindo. E ainda um Stitch Arte Conceitual, peça exclusiva que traz o personagem em sua forma original, com tons de verde e amarelo, como visto nos primeiros esboços da Disney. “Essa nova linha é especialmente significativa por coincidir com a estreia do live-action, um momento muito aguardado”, afirmou Bruno. Já o Reuben Dormindo terá 180 unidades disponíveis em todo o território nacional, com lançamento no mês de junho.
Movida com campanha temática
Em parceria com a Disney, a marca de locação de veículos deu início a uma campanha inédita para marcar o lançamento do live-action do Walt Disney Studios. Até 31 de julho, o alienígena Stitch será o protagonista de uma ação que une experiência em loja e brindes: o cliente que adquirir lavagem simples antecipada — na reserva pelo site, app ou nas lojas físicas — pode escolher entre um copo ou um chaveiro com a temática do personagem.
Para transformar a jornada do cliente em uma experiência memorável, as 259 unidades da Movida do Brasil foram decoradas com materiais inspirados no universo havaiano de “Lilo & Stitch”. A diretora de marketing da marca, Francine Marcheto, acredita que “cada interação com a Movida pode ser mais do que uma locação. Por isso, queremos que nossos clientes se surpreendam desde o momento em que entram em uma de nossas lojas. Essa campanha com a Disney traduz nosso jeito de atender: com leveza, cuidado nos detalhes e uma dose de encantamento que transforma o serviço em experiência. O Stitch é o parceiro perfeito para levar essa magia a quem viaja com a gente”.
Com essa ação, a Movida reforça a estratégia de oferecer experiências ao cliente, conectando a marca a lançamentos do entretenimento e fortalecendo o posicionamento.
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