Sábado, 14 de Setembro de 2024 08:32
Cidades Assistente Virtual

Alexa: modernidade, capricho ou dependência?

Até que ponto a conveniência da IA facilita a vida e até que ponto deixa as pessoas literalmente preguiçosas e cada dia mais imediatistas?

29/08/2023 15h31
Por: Andréa Souza
Alexa: modernidade, capricho ou dependência?

Dirigir até em casa, abrir o portão da garagem, estacionar o carro, acender as luzes, trancar a porta, colocar o café pra fazer, ligar o chuveiro, a TV, mudar de canal, colocar uma música, fazer uma ligação, passar o aspirador... atividades do dia a dia que agora podem ser acionadas e programadas por um comando de voz. Pois é, isso tudo já é uma realidade.

Em uma breve pesquisa realizada de maneira on-line via Google Forms, em julho de 2021, com usuários brasileiros da assistente virtual Alexa, pôde-se constatar um crescente número de adeptos durante os primeiros anos da pandemia (2020/ 2021) - 61,2%.

A grande maioria desses entrevistados ainda não possui o sistema de casa inteligente, o que limita um dos melhores "serviços" da Alexa, pois abrir ou trancar portas, acender luzes ou colocar o café para fazer, são funções que precisam de adaptações na casa para que a Alexa responda aos comandos e apenas 28,6% pertence a esse grupo.

Os usuários utilizam a Alexa basicamente para pedir músicas, saber a previsão do tempo, controlar o volume, criar lembretes, acordar, saber das notícias, pedir piadas, ligar a TV, enfim, nada que não poderiam fazer rapidamente sem nenhuma assistência, usando apenas o próprio celular e, porque não, as próprias mãos.

O que podemos concluir disso tudo, no entanto, é que as pessoas estão ficando cada vez mais imediatistas e ganhar tempo ao longo do dia é a palavra da vez, quanto mais rápido e prático melhor. Além disso, por ter sido um estudo realizado durante a pandemia, creio que o isolamento social fez com que muitas pessoas criassem o hábito de conversar com a Alexa como forma mesmo de entretenimento para perceberem um pouco menos o distanciamento social, afinal, ela é “alguém” que te responde, conta piadas e interage com você. E agora, depois de passar pela pandemia e ter se acostumado com sua constante presença para fazer as listas de compras a qualquer momento ou jamais esquecer de te acordar para aquele compromisso super importante, como abandoná-la? Ela já faz parte da família!

 

E você, também tem uma Alexa? Como faz uso dela?

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Presença Digital na Prática
Sobre Presença Digital na Prática
A presença digital se refere ao espaço ocupado por uma marca no ambiente online. Assim como as ferramentas utilizadas para se aproximar do seu público.
Brasília, DF
Atualizado às 06h01
15°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

14° Sensação
1.03 km/h Vento
63% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/09)

Mín. 19° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (16/09)

Mín. 20° Máx. 32°

Tempo limpo