Nesta temporada junina, em que, pelo menos aqui na Região Nordeste, se exalta e se consome bastante especialmente os queijos tipo manteiga e coalho, achei extremamente criativa a ideia da Tirolez quando tomei conhecimento. A marca brasileira de queijos, em parceria com a agência AKM, especializada em criar experiências on e off-line para marcas, lançou o documentário “A tradição que coroa a festa” para promover o queijo do reino. E a estratégia das empresas teve exatamente foco no público nordestino. Destaco merecidamente esse trabalho na coluna de hoje, para encerrar com um gostinho bom este mês de junho.
Um filme de seis minutos é o resultado do trabalho da Tirolez com a AKM - mas também tem mais, leia até o fim da coluna. A obra, que pode ser vista no YouTube - tem um texto irretocável e conta a trajetória do queijo do reino, desde sua origem na Europa até seu papel nas festas de São João no sertão brasileiro - especialmente o de Pernambuco, que é citado no roteiro. É tipo um documentário, mas narrado em estilo cordel, então mergulha na cultura sertaneja, onde o queijo é mais que alimento: é parte da festa, da memória e da identidade - e isso é fato.
No filme, o mestre Luiz Benício (foto), que transforma madeira crua em arte, molda o queijo em uma escultura, dando forma a homenagens que celebram três mulheres. Elas, por sua vez, personificam os valores e tradições do São João. Conheça cada uma e seu simbolismo.
O artesão compartilhou o trabalho em seu perfil no Instagram (@atelieluizbenicio) e declarou: "projeto muito especial. Estar com minha arte e meu ateliê, aqui no Vale do Catimbau, celebrando o queijo reino e tudo que ele representa é motivo de alegria e gratidão. É Nordeste, é Pernambuco e é muita cultura".
O vídeo termina com a assinatura “Melhor a cada queijo”, que é nova, assim como já leva o logotipo atual da Tirolez. No mês passado, a marca completou 45 anos e também lançou campanha nacional, conduzida pela agência Lew’Lara\TBWA para mídia on-line, quando fez o rebranding, redesenhou todas as embalagens e até o personagem queijista Sr. Minas, e ganhou um embaixador (o apresentador Felipe Bronze).
“Este documentário é um mergulho nas origens e nas tradições dos festejos juninos do Nordeste. A história do queijo do reino, tão presente nas mesas e nos gestos de afeto de antigamente, ganha aqui o espaço que merece. É com orgulho que participamos dessa conversa com a Tirolez, que já tem uma linda história com o queijo do reino na região há mais de duas décadas, coroando uma nova história e celebrando uma cultura viva, verdadeira e profundamente brasileira”, disse o head de criação da AKM, José Spagnuolo sobre o trabalho que é uma vitrine dessa parceria - é que a Tirolez entrou para a carteira de clientes da agência no mês de maio, segundo informação da própria AKM, e já deu tempo de render fruto criativo desse contrato.
A AKM atua no mercado de comunicação há 29 anos, em serviços de promoções, eventos, mídias de performance, funil de conversão 360, trade e incentivo, soluções em CRM estratégico e projetos incentivados para marcas grandes, como a própria Tirolez, que existe desde 1980 e tem cerca de 1.900 colaboradores, em cinco fábricas (em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina). Também têm assinatura da agência alguns trabalhos do Grupo Petrópolis, Pepsico, Coca-Cola, Morana, Suvinil, Bradesco, Bradesco Seguros, Google, Mastercard, Nestlé, Hotmart, Embraer, Gerando Falcões e Vozes das Periferias, entre outros.
A diretora de marketing da Tirolez, Andrea Köhler, acrescentou: “o reino é um queijo muito simbólico para nós e para todo o povo nordestino. É um ícone da nossa cultura e um presente cheio de significado. Levar esse sabor e essa linda história para todo o Brasil nos enche de alegria e orgulho”.
Além do documentário completo, esta campanha junina traz versões em filmes de 30, 15 e 6 segundos, e um teaser nas redes sociais. E para o público conhecer ainda mais a história do queijo do reino, a marca lançou uma landing page exclusiva: reinotirolez.com.br. Lá, é possível explorar detalhes do documentário e resgatar um voucher para ser utilizado na plataforma “Vibe” ao comprar, pelo menos, 1 lata de “Queijo Reino Tirolez” e cadastrar no aplicativo o cupom fiscal.
Mín. 12° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 24°
Tempo nublado