Domingo, 22 de Junho de 2025 20:59
Especiais Coluna

Do OOH à IA, Hugo Rodrigues analisa o futuro da publicidade

O publicitário, executive chairman da agência WMcCann, palestrou na Convenção Nacional da Central de Outdoor e destacou o Out of Home, a Inteligência Artificial e os dados.

24/03/2025 16h53 Atualizada há 3 meses
Por: Marianna Vieira
Fotos: Alê Oliveira
Fotos: Alê Oliveira

Inovação em Você: Criando oportunidades em um ambiente de mudanças aceleradas” foi a palestra que Hugo Rodrigues ministrou na 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor, na última sexta-feira, em São Paulo. O publicitário, que – não é preciso modéstia – é um dos criativos mais conhecidos do Brasil, soma 20 leões no Festival de Cannes e ocupa a cadeira como Executive Chairman da agência WMcCann atualmente e compartilhou insights com o público sobre a importância dos dados e da adaptação neste nosso mercado que está em constante mudança. 

O que veio de Hugo? No evento, que é um dos mais relevantes do setor, ele destacou a ascensão do mercado Out of Home (OOH) no Brasil, que, hoje, ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação. Segundo o publicitário, esse segmento tem potencial para superar outros meios tradicionais relevantes, como TV e streaming, devido à capacidade de impactar o público sem interromper a experiência do consumidor. Brilhou aí para você também?

Durante a palestra, foram mostrados ao público exemplos de campanhas que demonstram como a criatividade, aliada a dados estratégicos, pode gerar impactos positivos para marcas e consumidores. "O mundo digital reduziu as distâncias e colocou todos no mesmo patamar competitivo. Hoje, é possível concorrer de igual para igual com os maiores criativos do mundo independentemente da localização", disse Hugo Rodrigues.

Outro ponto que ele destacou o impacto da inteligência artificial na publicidade. O avanço da IA trouxe tanto desafios quanto oportunidades, exemplificado por erros de previsão sobre o metaverso feitos por grandes líderes do mercado, como Mark Zuckerberg. A velocidade da inovação exige que os profissionais estejam preparados para mudanças constantes, e a adaptação ao novo cenário é essencial para o sucesso no setor.

O nome da WMcCann também compartilhou dados sobre o mercado prateado, formado por consumidores com mais de 50 anos, que representam um público crescente e com grande poder de consumo. “O consumo dessa faixa etária tem crescido três vezes mais rápido do que o das gerações mais jovens, e, ainda assim, vemos poucas campanhas direcionadas a esse público. São pessoas que possuem poder aquisitivo e que querem consumir, mas não encontram produtos e serviços adaptados às suas necessidades. Quem souber atender essa demanda pode ter um grande diferencial competitivo”, afirmou. "É uma oportunidade enorme para marcas que se atentarem às necessidades e aos desejos desse grupo", completou.

Já próximo do encerramento da palestra, Hugo Rodrigues incentivou os profissionais a pensarem grande e a se prepararem para um mercado cada vez mais competitivo. Para ele, os desafios devem ser encarados como oportunidades para inovação, e a resiliência será um diferencial para aqueles que desejam se destacar. “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Vamos aprender com os gigantes e usar isso a nosso favor”, fechou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Meio de Propaganda
Sobre Meio de Propaganda
O mercado em pauta há 14 anos no Meio de Propaganda (@meiodepropaganda). Marianna Vieira (@mariannavieiraa), jornalista responsável, é especialista em Assessoria e Publicidade. Escreva para a coluna: [email protected].
Brasília, DF
Atualizado às 20h02
18°
Chuvas esparsas

Mín. 16° Máx. 27°

18° Sensação
0.8 km/h Vento
76% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (24/06)

Mín. 17° Máx. 25°

Parcialmente nublado