“Inovação em Você: Criando oportunidades em um ambiente de mudanças aceleradas” foi a palestra que Hugo Rodrigues ministrou na 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor, na última sexta-feira, em São Paulo. O publicitário, que – não é preciso modéstia – é um dos criativos mais conhecidos do Brasil, soma 20 leões no Festival de Cannes e ocupa a cadeira como Executive Chairman da agência WMcCann atualmente e compartilhou insights com o público sobre a importância dos dados e da adaptação neste nosso mercado que está em constante mudança.
O que veio de Hugo? No evento, que é um dos mais relevantes do setor, ele destacou a ascensão do mercado Out of Home (OOH) no Brasil, que, hoje, ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação. Segundo o publicitário, esse segmento tem potencial para superar outros meios tradicionais relevantes, como TV e streaming, devido à capacidade de impactar o público sem interromper a experiência do consumidor. Brilhou aí para você também?
Durante a palestra, foram mostrados ao público exemplos de campanhas que demonstram como a criatividade, aliada a dados estratégicos, pode gerar impactos positivos para marcas e consumidores. "O mundo digital reduziu as distâncias e colocou todos no mesmo patamar competitivo. Hoje, é possível concorrer de igual para igual com os maiores criativos do mundo independentemente da localização", disse Hugo Rodrigues.
Outro ponto que ele destacou o impacto da inteligência artificial na publicidade. O avanço da IA trouxe tanto desafios quanto oportunidades, exemplificado por erros de previsão sobre o metaverso feitos por grandes líderes do mercado, como Mark Zuckerberg. A velocidade da inovação exige que os profissionais estejam preparados para mudanças constantes, e a adaptação ao novo cenário é essencial para o sucesso no setor.
O nome da WMcCann também compartilhou dados sobre o mercado prateado, formado por consumidores com mais de 50 anos, que representam um público crescente e com grande poder de consumo. “O consumo dessa faixa etária tem crescido três vezes mais rápido do que o das gerações mais jovens, e, ainda assim, vemos poucas campanhas direcionadas a esse público. São pessoas que possuem poder aquisitivo e que querem consumir, mas não encontram produtos e serviços adaptados às suas necessidades. Quem souber atender essa demanda pode ter um grande diferencial competitivo”, afirmou. "É uma oportunidade enorme para marcas que se atentarem às necessidades e aos desejos desse grupo", completou.
Já próximo do encerramento da palestra, Hugo Rodrigues incentivou os profissionais a pensarem grande e a se prepararem para um mercado cada vez mais competitivo. Para ele, os desafios devem ser encarados como oportunidades para inovação, e a resiliência será um diferencial para aqueles que desejam se destacar. “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Vamos aprender com os gigantes e usar isso a nosso favor”, fechou.
Mín. 16° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 25°
Parcialmente nublado