Sexta, 24 de Janeiro de 2025 14:24
Judiciário SUPREMO

Ex-advogado de Lula é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal

Cristiano Zanin, indicado pelo presidente para o STF, é aprovado pelo Senado para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski

21/06/2023 19h37 Atualizada há 2 anos
Por: Patricia Oliveira
Zanin conquistou 58 votos favoráveis ao seu nome para o STF no plenário do Senado. Foto de Lula Marques/Agência Brasil
Zanin conquistou 58 votos favoráveis ao seu nome para o STF no plenário do Senado. Foto de Lula Marques/Agência Brasil

Após a sabatina de cerca de 8 horas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o advogado Cristiano Zanin teve a indicação para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal aprovada pelos parlamentares do colegiado, nesta quarta-feira, 21. Na etapa seguinte - o plenário da casa legislativa -, realizado no início da noite de hoje, ele conquistou 58 votos favoráveis ao seu nome para o STF, e 18 contrários, entre eles, o do senador Sergio Moro (União-PR). Zanin é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi indicado por ele para ocupar a cadeira que era do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no último mês de maio.

“Sempre nas minhas atuações no Direito segui as premissas análogas a de um juiz, ao me manter em equilíbrio emocional e intelectual, mesmo nas horas de grandes desafios, ter senso de justiça sem nunca desacreditar nas leis e nas instituições brasileiras e seguir com independência de atuação para garantir justiça num país com pilares democráticos sólidos, como é o Brasil”, disse Zanin durante a sabatina na CCJ do Senado.

Cristiano Zanin exerce a advocacia há 25 anos, liderou mais de cem processos julgados no Supremo e mais de 550 julgados no Superior Tribunal de Justiça. Ele afirmou ser “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patrícia Oliveira
Sobre Patrícia Oliveira
Jornalista com 20 anos de atuação. Trabalhou como repórter, produtora, editora e coordenadora na Rádio Tupi, SBT Rio, Rede TV! RJ e Record RJ, além da TV Justiça, SBT Brasília, Record Brasília e TV Pajuçara (Record Alagoas). Prestou assessoria de imprensa/comunicação, e gestão de redes sociais, à Guarda Municipal do RJ, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), deputados federais Heitor Freire (União-CE), Sérgio Souza (MDB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE), e Comissão do Esporte da Câmara Federal
Brasília, DF
Atualizado às 13h02
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

27° Sensação
4.12 km/h Vento
61% Umidade do ar
76% (0.62mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Amanhã (26/01)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuva